Dieta rica em aminoácidos de cadeia ramificada pode favorecer a maior queima de gordura corporal
10 de abril de 2015
RS avalia evolução para deixar de vacinar contra a aftosa
10 de abril de 2015

Após morte de cavalo, agência faz controle de raiva animal em Rondônia

Na segunda-feira, todos os fazendeiros e sitiantes, moradores da região que abrange da Linha C-50 a C-75 do Travessão B 40 da BR-421, foram notificados a vacinar seus animais contra raiva animal, pela equipe técnica da Agência de Defesa Sanitária Agro silvo pastoril do Estado de Rondônia (Idaron) de Ariquemes.

A medida foi tomada após ser constatado na quarta-feira (1), a morte de um cavalo por raiva animal em uma propriedade da zona rural de Ariquemes. Diante do ocorrido, a equipe técnica da Idaron, fez o mapeamento da região e está monitorando aproximadamente 300 propriedades, em um raio de 12 quilômetros do local do registro da morte do animal.

Os proprietários de terra da região serão obrigados a vacinar todos os animais contra a raiva animal, sob pena de multa. Além dos bovinos, cavalos, burros, jumentos, mulas e carneiros devem passar pelo mesmo procedimento.

O veterinário da Idaron, Murilo Freitas explica que os animais que receberem a vacina contra a raiva pela primeira vez ou tiverem sido vacinados há mais de um ano, deverão receber uma dose de reforço após 30 dias da primeira aplicação.

No monitoramento às propriedades, as equipes de técnicos da Agência estarão em busca de novos animais doentes, animais espoliados por morcegos hematófagos (morcegos que se alimentam de sangue) principal transmissor da raiva na zona rural, e ainda abrigos onde possam existir esses morcegos.

O último caso de raiva detectado em Ariquemes, foi há cinco anos em um bovino. Caso sejam encontrados outros animais infectados pelo vírus da raiva, novo bloqueio será estabelecido, compreendendo uma nova área perifocal de mais 12 quilômetros de raio a partir da propriedade onde for diagnosticado o animal doente.

Fonte: http://www.rondoniaovivo.com, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress