Mulheres de verdade comem carne – campanha criada nos EUA para incentivar o consumo de carne bovina
12 de agosto de 2013
Sem Seara, Marfrig aposta na força do mercado de bovinos
12 de agosto de 2013

Antônio Lorencetti (Toti): produtor, não procure o melhor colaborador nos vizinhos; transforme o seu, pois o resultado será mais rápido

Confira a entrevista sobre gestão de pessoas com Antônio Adalberto Lorencetti (Toti), formado em administração de empresas e gerente geral do Grupo Baumgartner, nas propriedades Fazenda Oroite, Fazenda Bem-Te-Vi e Fazenda Capivara.

O Workshop BeefPoint Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte foi um sucesso, com 8 palestras sobre o tema. O BeefPoint preparou uma série de entrevistas com pessoas que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Antônio Adalberto Lorencetti (Toti), gerente geral do Grupo Baumgartner.

Antônio Lorencetti (Toti)

Sr. Toti (à direita) e Diego (capataz na pecuária) em vistoria ao lote de bezerras na Fazenda Oroite, Inúbia Paulista – SP.

Antônio Adalberto Lorencetti (Toti) é casado, formado em administração de empresas e atualmente trabalha como gerente geral do grupo Baumgartner, nas propriedades Fazenda Oroite, localizada no município de Inúbia Paulista – SP; Fazenda Bem-Te-Vi, localizada no município de Salmourão – SP e a Fazenda Capivara, situada no município de Piacatu – SP. Todas as propriedades trabalham em sistema de cria, recria e engorda de bovinos, sendo a Fazenda Capivara participante do programa de melhoramento genético “Qualitas” desde o ano 2000.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Antônio Adalberto Lorencetti: Sempre gostei de trabalhar com pessoas, descobrir aptidões, encontrar líderes. É muito desafiador.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Antônio Adalberto Lorencetti: Montar a equipe, focar nos objetivos e ter colaboradores comprometidos, qualificados e motivados.

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Antônio Adalberto Lorencetti: Existem várias, mas uma empresa que tem se destacado é o Grupo Heringer, tanto no seguimento de fertilizantes como na pecuária de corte (animais/CEIP).

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Antônio Adalberto Lorencetti: A pecuária por muito tempo ficou renegada em segundo plano e com isso as pessoas que trabalhavam nesta área ficaram desmotivadas. Portanto, temos que recuperar o tempo perdido, inserir na cabeça dessas pessoas que elas são capazes. Mas temos que mostrar com clareza o que queremos e onde pretendemos chegar. Depois capacitar essas pessoas e motivá-las.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Antônio Adalberto Lorencetti: O que mais gostei nos últimos anos é a recuperação da auto-estima do homem que trabalha na pecuária. Em relação à nossa empresa, o que estamos fazendo é mostrar com clareza nossos objetivos, dividindo as responsabilidades e mostrando a cada um a sua importância no contexto.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Antônio Adalberto Lorencetti:Fazemos reuniões, traçamos nossas metas e compartilhamos com nossos colaboradores para que busquemos o resultado.

Exemplo: Depois da estação de monta, fazemos a palpação das vacas, se nosso índice de prenhes chegar aos 90%, as nossas perdas não poderão passar de 5%. Portanto, nosso índice de desmama deve chegar a 85%, com isso pagamos uma premiação aos nossos colaboradores a título de “Gratificação de Bezerros” que é o equivalente ao 14º salário.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Antônio Adalberto Lorencetti: Dar oportunidades, buscar líderes, capacitar pessoas e mantê-las motivadas.

BeefPoint: O que o setor deveria fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Antônio Adalberto Lorencetti: Investir nas pessoas, qualificar e mante-las sempre motivadas.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Antônio Adalberto Lorencetti: Não saiam procurando o melhor colaborador nos vizinhos. Transformem o seu, pois o resultado é muito mais rápido.

Confira abaixo fotos do dia de campo sobre melhoramento genético na Fazenda Capivara, Piacatu – SP.

dia de campo melhoramento genético fazenda capivara06

dia de campo melhoramento genético fazenda capivara05

dia de campo melhoramento genético fazenda capivara04

dia de campo melhoramento genético fazenda capivara03

dia de campo melhoramento genético fazenda capivara02

dia de campo melhoramento genético fazenda capivara01

1 Comment

  1. Wilian Souza disse:

    O Toti sempre mostrou esse espirito de lider consciente, “treine seu colaborador” muito boa essa proposta.
    Wilian Souza

plugins premium WordPress