Mercados Futuros – 14/05/07
14 de maio de 2007
63º Leilão da Esalq. Dia 26/05/2007. Não Perca!
16 de maio de 2007

Angus obtém aumento de 21,8% na venda de doses de sêmen no país em 2006

Enquanto a raça ampliou participação no rebanho nacional, mercado de Corte enfrentou queda de 8,56%

A venda de doses de semens Angus no país apresentou crescimento médio de 21,8%, em 2006, contra retração de 8,56% verificada no mercado de Corte nacional em igual período. Conforme relatório da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), foram comercializadas 613,406 mil doses de semens Angus no ano passado, o que representa incremento de 109,783 mil doses de semens sobre as 503,624 mil vendidas em 2005. O aumento da participação da Angus no rebanho nacional é superior à totalidade da segunda raça taurina em venda de doses de semens no país. No ano passado, a Simental comercializou 99,865 mil doses.

Para o gerente taurinos de corte da Lagoa da Serra, Alexandre Zadra, o crescimento da Angus está atrelado à expansão do Programa Carne Angus Certificada e ao trabalho institucional realizado pela Associação Brasileira de Angus. “A Angus é a raça que mais cresce hoje no país e isso é um reflexo da expansão da carne Angus ao centro norte do Brasil, e, à responsabilidade técnica da ABA que sempre incentivou a venda de sêmen comprovado.” Na mesma direção segue o gerente de marketing da Semeia Genética, João Almir Bondan: “O crescimento da Angus é um indicativo de que a produção de carne de qualidade está aumentando e o pecuarista está buscando agregar valor atendendo a mercados mais exigentes”, salientou. O gerente de produtos da linha corte europeu da ABS Pecplan, Vasco Beheregaray Neto, ressalta que a tendência é de aquecimento maior nas vendas de semens Angus no país. “Existe aumento de demanda por cruzamento no centro do país, recuperação do preço da arroba no Brasil Central e RS, e, busca de maior eficiência no sistema de produção que favorece a utilização de cruzamentos”, enumerou. Vasco reforça que o mercado de taurinos cresceu 13% em 2006 contra a larga expansão obtida pela Angus.

Para a Associação Brasileira de Angus (ABA) o resultado do relatório da Asbia comprova a busca da padronização, pelo produtor, e de uma resposta eficiente e garantida proporcionada pela carne Angus. Conforme o gerente de operações da ABA, Fernando Velloso, o resultado da Asbia ratifica que a Angus é a raça européia que mais vende sêmen no país e a mais utilizada para programas de cruzamento.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress