Categories: Dicas de Sucesso

Análise de Investimentos: seleção de alternativas estratégicas

A geração de estratégias implica em definir ações apropriadas para alcançar objetivos. Isso inclui atividades como análise do ambiente, planejamento e seleção de estratégias.

Planejar é decidir antecipadamente o que deve ser feito na empresa. O planejamento deve ser elaborado para todos os níveis: estratégico, gerencial e operacional.

O planejamento estratégico não se ajusta apenas às grandes empresas. Ele é importante para sobrevivência e o desenvolvimento de qualquer organização seja ela urbana, rural, grande, média ou pequena.

É um instrumento utilizado para que a empresa possa aproveitar as suas oportunidades e reduzir os seu riscos se adequando as constantes transformações que ocorrem no cenário mundial.

Pode ser considerado como um processo dinâmico por meio do qual são definidos caminhos que a empresa deverá trilhar, levando em conta a análise do seu ambiente e em consonância com a sua razão de existir, a fim de construir o seu futuro desejado.

Apesar de ser um planejamento destinado ao futuro, em todas as empresas, as atividades de planejamento resultam sempre de decisões presentes. Estas decisões são tomadas a partir da análise do impacto que elas terão no futuro, o que proporciona uma dimensão temporal de alto significado.

Todo planejamento, em qualquer nível, deve ser bastante flexível para atender as constantes mudanças que ocorrem, não somente nas condições internas da empresa rural, como também, nos ambientes, geral e operacional.

Pretende-se com o planejamento estratégico traçar objetivos de longo prazo e definir meios e ações para alcançá-los. O resultado do planejamento estratégico consiste na elaboração de um documento, denominado Plano Estratégico, no qual são consolidadas todas as informações geradas durante o processo de planejamento.

Para delinear um plano estratégico, as empresas têm de considerar as seguintes questões:

– Qual é a situação atual da empresa (ambiente interno)?

– Qual a situação atual do mercado, incluindo a análise do ambiente geral e operacional?

– Quais devem ser as prioridades da empresa?

– Quais são as estratégias de acordo com os objetivos da empresa?

**

Este trecho acima faz parte do módulo 3 do Curso Online Análise de Investimentos no Agronegócio. Ainda neste módulo, serão apresentados conceitos da análise SWOT, que possibilita a avaliação da posição competitiva de uma empresa no mercado.

Se você quer conhecer detalhadamente todas as etapas do planejamento estratégico, e as dicas de como aplicar os conceitos em sua empresa, participe deste curso!

O desenvolvimento de estratégias para a empresa rural é fundamental na identificação de possíveis investimentos e no processo de tomada de decisão.

O Curso Online Análise de Investimentos no Agronegócio terá início no dia 27 de outubro, e irá abordar os seguintes temas: estratégia empresarial, análise da empresa rural, formulação de estratégias para a empresa rural, análise econômica de empresas rurais e Planejamento financeiro.

Os instrutores deste curso são os engenheiros agrônomos Marcelo Costa Martins, que é Ms. em Economia, e ex-assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Gustavo Beduschi, atualmente é pesquisador responsável pela área de leite no CEPEA/ESALQ/USP.

Conheça a programação completa deste curso e inscreva-se agora mesmo!

Conheça os 4 motivos principais para participar deste curso!

This post was published on 14 de outubro de 2009

Share

Recent Posts

Chegou a sua chance de mudar o jogo da fazenda

Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More

5 de março de 2021

Uruguai: INAC considera exportar para países do Sudeste Asiático

O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More

5 de março de 2021

Senador dos EUA proporá lei que impede importação de commodities associadas a desmatamento

Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More

5 de março de 2021

Votação na Suíça pode definir peso de exigências ambientais

Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More

5 de março de 2021

Rastrear fornecedores indiretos de gado demanda ‘várias engrenagens’, diz membro do comitê de sustentabilidade da Marfrig

O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More

5 de março de 2021

Nova cepa de peste suína africana na China preocupa analistas

Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More

5 de março de 2021