Mercado Físico da Vaca – 07/10/10
7 de outubro de 2010
Consolidação segue acelerada em 2010
11 de outubro de 2010

Análise da rentabilidade da pecuária de corte – definição e levantamento de estoque pecuário

A primeira etapa para analisarmos o resultado da empresa e, portanto, de cada uma das atividades econômicas desenvolvidas, é levantarmos a área ocupada com cada uma das atividades durante o período/safra analisado. A apuração da área agrícola dá-se pelo tamanho da área cultivada no período/safra analisado. A apuração da área utilizada com pecuária é calculada tomando-se por base a superfície pastoril média do ano. Uma forma simples de calcular a superfície pastoril é calcular a superfície pastoril total do inventário inicial + final, e dividir por dois. Deve ser separada a área própria e a área arrendada.

Introdução

Será apresentado um modelo de análise, o qual deve ser adaptado para a realidade de cada empresa. O mais importante é o entendimento do processo de análise da atividade. Vários fatores internos e externos afetam o resultado de nosso negócio, e para isto temos que ter o máximo de informações para então tomarmos decisões com a menor probabilidade de erros.

Definição da área utilizada por atividade econômica

A primeira etapa para analisarmos o resultado da empresa e, portanto, de cada uma das atividades econômicas desenvolvidas, é levantarmos a área ocupada com cada uma das atividades durante o período/safra analisado. A apuração da área agrícola dá-se pelo tamanho da área cultivada no período/safra analisado.

A apuração da área utilizada com pecuária é calculada tomando-se por base a superfície pastoril média do ano. Uma forma simples de calcular a superfície pastoril é calcular a superfície pastoril total do inventário inicial + final, e dividir por dois. Deve ser separada a área própria e a área arrendada.

O valor obtido como superfície pastoril média no ano, será apropriado para cada atividade de pecuária em função do número de Unidades Animais (UA) existentes de cada rebanho na média do ano.

Para exemplificar o cálculo, simulamos alguns dados:

No exemplo anterior, para calcularmos a superfície pastoril ocupada com cada uma das atividades econômicas e de suporte (equinos), será da seguinte forma:

A superfície pastoril ocupada com bovinos de corte na média do ano foi de 1.117,72 hectares. A mesma forma utilizada para calcularmos a área ocupada com bovinos de corte, usamos para as demais áreas das atividades. Esta divisão de áreas entre atividades pecuárias serve para atividades que possuam sistema de criação a campo. Não devem ser misturados nesta distribuição de área os bovinos criados a campo com bovinos criados em confinamento, devendo estes ser separados em atividades econômicas distintas.

Levantamento do estoque pecuário

Um levantamento do rebanho no início e no final da análise é fundamental para que se consiga analisar a atividade. Vale lembrar que este levantamento deve ser feito em número de animais, valor dos animais e quantidade de quilos vivos. Quanto à quantidade de quilos vivos dos animais, esta pode ser obtida através de efetiva pesagem dos animais ou através de tabela de Unidades Animais. Esta segunda forma é mais simples e consiste em dividir o rebanho em categorias e atribuir para cada categoria um percentual de Unidade Animal, considerando que esta é 450,0 kg vivo.

Exemplo de levantamento por categoria de unidade animal

Bovinos de corte

Demonstrativo de resultados – custo desembolsado

Uma vez definidas as atividades que serão controladas deve-se apurar o Custo Desembolsado de cada uma das atividades econômicas desenvolvidas pela empresa. Estes custos desembolsados calculados conforme serão fundamentais para realizar a análise da atividade. Uma correta classificação e rateio das despesas possibilita alocar em cada uma das atividades os efetivos desembolsos, evitando distorções de análise. Vale salientar que no momento de realizar a análise do resultado é uma excelente oportunidade de ajustar as áreas e o rebanho para calcular a superfície pastoril média de cada uma das atividades.

Muitas vezes o custo desembolsado é confundido com o fluxo de caixa da empresa. Todavia, no custo desembolsado, não entram os investimentos realizados durante o ano, os quais passam a integrar o capital fixo da empresa. Por exemplo, os gastos com uma pastagem que dure 5 anos, devem ser lançados nos investimentos, aumentando o ativo fixo, e não no custo desembolsado, sob pena de aumentar o custo em um ano e diminuir nos seguintes.

Outro ponto que gera confusão sobre o custo desembolsado refere-se ao pagamento dos financiamentos. Assim como a entrada de dinheiro do financiamento não é uma receita, o pagamento do principal não é uma despesa. Deve ser computado como custo desembolsado apenas os juros do financiamento.

Este trecho faz parte do Curso Online Gestão de Custos e Análise de Resultados, que tem como instrutores:

1) Ênio Borges de Paiva, bacharel e pós-graduado em Ciências Contábeis, consultor da Safras & Cifras;
2) Sandro Al-Alam Elias, engenheiro agrônomo, administrador de empresas e consultor da Safras & Cifras;
3) José Ney Irigon Vinhas, engenheiro agrônomo e pós graduado em administração rural e em gestão empresarial, consultor da Safras & Cifras;
4) Gustavo de Lima Lemos, M.Sc., engenheiro agrônomo, produtor de bovinos de corte e consultor da Safras & Cifras;
5) Murilo Damé Paschoal, engenheiro agrônomo pela FAEM/UFPel. É consultor da Safras & Cifras na área fundiária e gerencial.

Este curso é para aqueles que desejam elaborar um plano de contas em fazendas produtoras de carne, chegar ao custo de produção e tomar decisões baseadas em rentabilidade e lucratividade, pois a competitividade torna necessária a elaboração de análises financeiras para orientar o empresário no momento da tomada de decisão.

O Curso Online Gestão de Custos e Análise de Resultados terá início no dia 29 de outubro e irá abordar os seguintes temas: importância da gestão de custos, balanço patrimonial para fins gerenciais, formação de custos de produção em pecuária de corte, análise do resultado e planejamento tributário na atividade rural. Conheça a programação completa deste curso.

Faça sua inscrição agora mesmo!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress