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ANAFO quer nova negociação com supermercados

A crescente pressão em busca de vantagens por parte dos distribuidores e a elevada concentração existente no mercado, principalmente na área de supermercados, está gerando atritos com os fornecedores, e eliminando do setor as pequenas e médias empresas, sem poder de barganha, da mesa de negociações.

A crescente pressão em busca de vantagens por parte dos distribuidores e a elevada concentração existente no mercado, principalmente na área de supermercados, está gerando atritos com os fornecedores, e eliminando do setor as pequenas e médias empresas, sem poder de barganha, da mesa de negociações. “Há a imposição, pelas grandes redes, de contratos leoninos que prejudicam setores inteiros de fornecedores que dependem dos supermercados para mais de 60% de sua distribuição. Quem não aceita as regras dos grandes distribuidores fica de fora do negócio”, explica o presidente executivo da Associação Nacional dos Fornecedores do Varejo (Anafo), Péricles Salazar.

Segundo ele, o grande varejo mantém ou aumenta suas margens e em nada beneficia o consumidor final. Para mudar este quadro e conseguir um novo patamar de negociações uma associação nacional de fornecedores – a ANAFO, foi criada no final do ano passado por um grupo de entidades de representantes das indústrias cujas vendas dependem em quase 70% das grandes redes do varejo nacional.

“Há uma ditadura praticada pelas grandes redes de supermercados que impõe contratos tão ruins para as pequenas e médias empresas sem capacidade de defesa. É nisso que já estamos atuando: endurecer a negociação e defender os setores aonde existam imposições e condições insuportáveis”, disse Péricles Salazar.

A Associação está numa etapa de organização e estruturação em todo o país para ampliar e organizar sua atuação nacional ainda neste início de 2010, contando com o apoio de pelo menos 20 entidades que representam vários setores da indústria nacional. “O primeiro passo da nova entidade é o de proporcionar uma melhoria das condições de negociação entre as indústrias, principalmente as pequenas e médias, e as grandes redes de varejo que fazem a distribuição dos seus produtos. Nós vamos propor, de todas as formas, inclusive legais, uma revisão de contratos que estejam somente beneficiando as grandes redes e prejudicando as empresas. Temos de demonstrar que, daqui para frente, estamos unidos, organizados e mais fortes, inclusive com novas propostas para trabalharmos juntos, evitando a simples exploração comercial”, concluiu Péricles Salazar.

As informações são da ANAFO, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Manoel Terra Verdi disse:

    Queremos dar boas vindas a ANAFO e parabenizar seu Presidente. Esperamos que use com sucesso a experiencia adquirida na sua passagem pela ABRAFRIGO. Parabens pela iniciativa, e que tenha bons resultados. Nós todos nos beneficiaremos se sua ação tiver bons resultados.

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