Miratorg investe bilhões em novo centro de distribuição
3 de julho de 2018
Mercado físico do boi gordo –02-07-2018
3 de julho de 2018

Alternativas à carne recebem críticas – de ambientalistas

Um novo relatório da Friends of the Earth coloca em questão os benefícios ambientais atribuídos aos análogos de carne e produtos animais criados em laboratório, e enfatiza a necessidade de mais pesquisas.

“Os produtos de reposição de proteína animal criados em laboratório, de segunda geração, ainda não são comprovadamente seguros ou sustentáveis pelos órgãos reguladores ou por meio de avaliações independentes e transparentes de terceiros. Pelo contrário, há preocupações e questões crescentes que permanecem sem resposta, e as análises existentes mostram que esses produtos podem ser problemas mascarados como soluções”, disse o relatório.

Embora os análogos de carne à base de plantas ou tecidos cultivados em laboratório possam significar menos animais abatidos, a organização apontou que sua composição complicada (mais de uma dúzia de ingredientes); a necessidade de culturas adicionais, como a cana-de-açúcar, para fornecer insumos necessários; e o uso de ingredientes geneticamente modificados em alguns casos é motivo de preocupação.

“As empresas que fazem produtos substitutos aos produtos de animais usando engenharia genética e processos in vitro estão fazendo uma série de alegações para posicionar seus produtos como mais sustentáveis do que os produtos de origem animal. Se alimentos altamente processados, fabricados em laboratórios com ingredientes e processos alimentares novos e sem avaliação, vão substituir até mesmo algumas das proteínas animais oriundas de sistemas baseados em fazendas, então esses novos ingredientes alimentares precisam ser cuidadosamente controlados ”, disse o grupo.

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress