Patrícia Menezes Santos, engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste
8 de novembro de 2005
Exames revelam que não há aftosa no Paraná
10 de novembro de 2005

Altas taxas de lotação não significam degradação física do solo

Uma das principais críticas feitas à intensificação do uso de pastagens é o risco de degradação física do solo. Algumas pessoas acreditam que, com o aumento da taxa de lotação, a pressão exercida pelos cascos dos animais acarreta na desestruturação dos agregados e favorece os processos de compactação e erosão do solo.

Devido à importância da qualidade física do solo para o desenvolvimento das plantas, Costa et al. (2005) realizou um estudo para verificar o efeito do pastejo intensivo sobre o tamanho e a estabilidade dos agregados do solo. Esta característica influencia a infiltração e retenção de água, a aeração e a resistência à penetração de raízes no solo.

O experimento foi realizado em uma área de capim – tanzânia irrigado na fazenda modelo da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás. O solo do local foi classificado como latossolo vermelho distrófico. As avaliações foram realizadas em um piquete utilizado há três anos sob pastejo rotacionado com ciclo de pastejo de 24 dias. A taxa de lotação média na área era de 5 a 6 UA/ha no período chuvoso e 2 a 3 UA/ha no período seco. Os autores coletaram amostras indeformadas do solo com 2,5 cm de profundidade nas áreas ocupadas por touceiras e entre as touceiras, os resultados foram comparados com amostras coletadas em áreas de mata. Após as coletas, as amostras foram processadas em laboratório e a distribuição dos agregados por tamanho foi determinada com o auxílio de peneiras.

A Figura 1 mostra uma melhor agregação do solo na área sob pastagem que na área de mata; 51% dos agregados são maiores que 2 mm na área sob mata, enquanto 66% (entre – touceiras) a 69% (touceiras) dos agregados encontrados nas área de capim -tanzânia apresentaram diâmetro maior que 2 mm (Costa et al., 2005). Dados de literatura citados pelos autores sugerem que o maior percentual de agregados grandes no solo sob pastagens esteja relacionado ao desenvolvimento de raízes e hifas de fungo.


Figura 1. Distribuição dos agregados do solo por tamanho em área de mata e em pastagem de capim – tanzânia (na touceira e entre as touceiras). (Adaptado de Costa et al., 2005)

Comentários:

Muitas pessoas temem implantar sistemas de pastejo intensivo, pois acreditam que o aumento da taxa de lotação irá determinar a degradação física do solo. O trabalho de Costa et al. (2005) mostra que esta idéia é equivocada; em áreas de pastagem intensiva bem manejada ocorre melhoria das características físicas na camada superficial do solo.

Referência Bibliográfica:

COSTA, A.R.; OLIVEIRA, G.C.; SEVERIANO, E.C. Avaliação das alterações estruturais em um Latossolo Vermelho distrófico típico sob pastejo rotacionado na microrregião de Goiânia – GO (compact disck). In: Reunião Anual da SBZ, 42, 2005, Goiás, GO.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress