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Alta Brasil investirá até R$ 8 milhões em novo centro de distribuição

A Alta Brasil, subsidiária da companhia canadense no país, deve começar a construir, em Uberaba (MG), um novo centro de distribuição em 2023 para atender as demandas interna e externa por genética bovina, que estão em crescimento acelerado. A planta deverá ter de 3 mil a 4 mil metros quadrados, e o aporte é estimado entre R$ 6 milhões e R$ 8 milhões. O centro atual possui 900 metros quadrados de área.

No ano passado, o faturamento da empresa cresceu quase 30%, para R$ 238 milhões, e, para este ano, ela prevê um avanço de 20%, para R$ 286 milhões. O presidente da Alta Brasil, Heverardo Carvalho, atribui o crescimento à consolidação da importância da genética para a pecuária nacional. “Não adianta melhorar sanidade, bem-estar e alimentação sem uma genética que maximize os ganhos”, frisa.

Segundo estimativas, a Alta detém um terço do mercado brasileiro de genética bovina e responde por 40% dos embarques — um ano atrás, a fatia nos embarques estava mais próxima dos 30% que dos 40%. Ainda assim, apenas R$ 7 milhões da receita adicional vieram dos embarques. A empresa está tentando ampliar seus negócios no exterior.

A companhia acaba de fechar um acordo para exportar 40 mil doses de sêmen da raça gir leiteiro para a Índia, zebuínos que são originários de terras indianas. “Nenhum país cria tão bem como o Brasil, e o mundo precisa de comida mais do que nunca. O leite e a carne são parte disso. Além disso, temos uma genética que, a cada dia, traz resultados em produtividade e ganhos para os criadores. O estrangeiro também quer essa tecnologia ”, diz o presidente da Alta Brasil.

Atualmente, a empresa negocia a abertura de mercados no leste da África e já exporta para países das Américas Latina e Central. Segundo Carvalho, estabelecer protocolos sanitários viáveis é o principal desafio para continuar ampliando os negócios.

No primeiro semestre deste ano, o mercado brasileiro negociou 4,85 milhões de doses de sêm bovino — 230 mil foram vendidas ao exterior —, volume 3,4% menor que o dos três primeiros meses de 2021, segundo dados analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). Mas, segundo o Cepea, as vendas tendem a aumentar a partir deste trimestre.

Fonte: Valor Econômico.

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