Pesquisadores encontram ligação entre carne vermelha e menor risco de esclerose múltipla
17 de junho de 2019
Acordo sanitário com a China deve ser revisado
17 de junho de 2019

Aliança de pecuaristas para fortalecer o mercado de carne

Os membros da Aliança Internacional de Carne Bovina (IBA), formada por organizações de pecuaristas da Austrália, Brasil, Canadá, México, Nova Zelândia, Paraguai e Estados Unidos, reuniram-se em sua conferência anual no estado brasileiro de Mato Grosso.

Os membros da Aliança representam 64% das exportações mundiais de carne bovina e são motivados pela previsão de um aumento de 25% nas importações mundiais futuras. No entanto, o cenário de negócios internacionais, cada vez mais preocupante, pode dificultar o atendimento dessa demanda crescente, diz a organização. Com a incerteza crescendo no comércio internacional, não podemos continuar presumindo que se concentrará na abertura de novos mercados.

Em resposta, a Aliança reafirmou seu compromisso de buscar colaborações para iniciativas de facilitação do comércio. A IBA procura não apenas manter os mercados abertos, mas também abrir novos mercados, defendendo a reforma do comércio através da eliminação de barreiras tarifárias e não-tarifárias (NTB). Com as NTBs em ascensão, os membros pedem a redução de barreiras sanitárias sem fundamentos científicos e injustificados, que criam distorções e têm impacto financeiro no comércio global de carne bovina. Os membros do IBA concordaram em trabalhar juntos na tentativa de eliminar essas obstruções.

A IBA também acredita que um sistema de comércio multilateral forte, baseado em regras claras e justas, ajuda a dar mais certeza ao comércio global e seus membros se comprometeram a continuar trabalhando com seus governos para ajudar a fortalecer esse sistema. O sistema baseado em regras claras, que permite aos consumidores escolher entre uma variedade de produtos e preços variados, contribuiu para a prosperidade da cadeia global de valor da carne, permitindo que os produtores de carne comercializassem seus produtos para todos o mundo.

Os membros da Aliança concordaram que as plataformas, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e o Codex Alimentarius, devem permanecer objetivas e baseadas na ciência. Devemos concentrar nossa atenção na preservação dos altos padrões definidos e na prevenção de que fatores não baseados em ciência substituam a abordagem científica dessas plataformas.

É de importância crítica para os criadores o compromisso contínuo na melhoria das boas práticas de produção, o bem estar das pessoas, dos nossos animais e do meio ambiente. Para isso, os membros compartilham aprendizados de seus programas de gestão ambiental, que não apenas apoiam a sustentabilidade, mas também ajudam a fortalecer a integridade de toda a cadeia de valor da produção de carne bovina e o desenvolvimento e produtividade das fazendas de criação. O compromisso de produzir carne bovina segura e de qualidade para atender às expectativas do consumidor foi fundamental para o debate.

A IBA é uma plataforma importante para compartilhar informações sobre os desafios e tendências enfrentados pelo setor global de carnes, para garantir que a carne bovina permaneça posicionada como a proteína premium preferida pelos consumidores. Os líderes do setor de carne bovina da IBA reconheceram a necessidade de melhorar a maneira de contar nossa história, a fim de evitar que os consumidores sejam enganados por falsas propagandas de produtos que são colocados como uma alternativa ao consumo de carne.

Fonte: Eurocarne, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress