Categories: Giro do Boi

Aliança de pecuaristas para fortalecer o mercado de carne

Os membros da Aliança Internacional de Carne Bovina (IBA), formada por organizações de pecuaristas da Austrália, Brasil, Canadá, México, Nova Zelândia, Paraguai e Estados Unidos, reuniram-se em sua conferência anual no estado brasileiro de Mato Grosso.

Os membros da Aliança representam 64% das exportações mundiais de carne bovina e são motivados pela previsão de um aumento de 25% nas importações mundiais futuras. No entanto, o cenário de negócios internacionais, cada vez mais preocupante, pode dificultar o atendimento dessa demanda crescente, diz a organização. Com a incerteza crescendo no comércio internacional, não podemos continuar presumindo que se concentrará na abertura de novos mercados.

Em resposta, a Aliança reafirmou seu compromisso de buscar colaborações para iniciativas de facilitação do comércio. A IBA procura não apenas manter os mercados abertos, mas também abrir novos mercados, defendendo a reforma do comércio através da eliminação de barreiras tarifárias e não-tarifárias (NTB). Com as NTBs em ascensão, os membros pedem a redução de barreiras sanitárias sem fundamentos científicos e injustificados, que criam distorções e têm impacto financeiro no comércio global de carne bovina. Os membros do IBA concordaram em trabalhar juntos na tentativa de eliminar essas obstruções.

A IBA também acredita que um sistema de comércio multilateral forte, baseado em regras claras e justas, ajuda a dar mais certeza ao comércio global e seus membros se comprometeram a continuar trabalhando com seus governos para ajudar a fortalecer esse sistema. O sistema baseado em regras claras, que permite aos consumidores escolher entre uma variedade de produtos e preços variados, contribuiu para a prosperidade da cadeia global de valor da carne, permitindo que os produtores de carne comercializassem seus produtos para todos o mundo.

Os membros da Aliança concordaram que as plataformas, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e o Codex Alimentarius, devem permanecer objetivas e baseadas na ciência. Devemos concentrar nossa atenção na preservação dos altos padrões definidos e na prevenção de que fatores não baseados em ciência substituam a abordagem científica dessas plataformas.

É de importância crítica para os criadores o compromisso contínuo na melhoria das boas práticas de produção, o bem estar das pessoas, dos nossos animais e do meio ambiente. Para isso, os membros compartilham aprendizados de seus programas de gestão ambiental, que não apenas apoiam a sustentabilidade, mas também ajudam a fortalecer a integridade de toda a cadeia de valor da produção de carne bovina e o desenvolvimento e produtividade das fazendas de criação. O compromisso de produzir carne bovina segura e de qualidade para atender às expectativas do consumidor foi fundamental para o debate.

A IBA é uma plataforma importante para compartilhar informações sobre os desafios e tendências enfrentados pelo setor global de carnes, para garantir que a carne bovina permaneça posicionada como a proteína premium preferida pelos consumidores. Os líderes do setor de carne bovina da IBA reconheceram a necessidade de melhorar a maneira de contar nossa história, a fim de evitar que os consumidores sejam enganados por falsas propagandas de produtos que são colocados como uma alternativa ao consumo de carne.

Fonte: Eurocarne, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 17 de junho de 2019

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Rafael Tardáguila: Oferta de carne deve se adequar à menor demanda

A demanda por carne bovina cairá devido à recessão global, mas a oferta está se… Read More

29 de maio de 2020

Covid-19 infectou mais de 3 mil funcionários de frigoríficos nos EUA, diz sindicato

Mais de 3 mil funcionários de frigoríficos dos Estados Unidos testaram positivo para Covid-19 e… Read More

29 de maio de 2020

Carne bovina: mercado interno continua incerto e exportações seguem firmes

Com a baixa de oferta de animais, algumas indústrias estão oferecendo mais pela arroba do… Read More

29 de maio de 2020

Produção de carne bovina deve cair, diz Rabobank

O mais novo relatório do Rabobank indicou que a produção de carne bovina brasileira deve… Read More

29 de maio de 2020

Boi gordo: China pede renegociação à exportadoras de carne

A retração da procura pelas principais proteínas animais no mercado atacadista de São Paulo foi… Read More

29 de maio de 2020

JBS vai pedir aval do governo de SC para sacrificar 650 mil frangos

A JBS vai protocolar na Secretaria de Agricultura e no órgão ambiental de Santa Catarina… Read More

29 de maio de 2020