Principais indicadores do mercado do boi – 11-12-2012
11 de dezembro de 2012
ASBRAM: além da redução tributária sobre suplementos, o uso da tecnologia no país precisa ser melhorado
11 de dezembro de 2012

Aliança da Terra entrega III Prêmio Produzindo Certo para a Fazenda Macaré, MT

“Agradeço a Aliança da Terra por ter me conduzido por este caminho, pois ela nos motivou a seguir na busca desta sustentabilidade. É muito gostoso ter nossos colaboradores engajados nesse processo, fazendo a coleta seletiva de lixo, limpeza, e o mais gratificante foi transmitir essa educação para as camadas inferiores, que vão continuar com essas ações”, destaca o produtor vencedor.

Na última semana, produtores rurais, pesquisadores e representantes de entidades e empresas ligadas ao agronegócio nacional estiveram na cidade de Sorriso, no Estado de Mato Grosso, para participar do IV Simpósio Alianças Socioambientais e do III Prêmio Produzindo Certo, promovidos pela Aliança da Terra. Na ocasião, cinco propriedades finalistas disputavam o reconhecimento das boas práticas de gestão socioambiental da propriedade rural neste ano de 2012, e a grande vencedora foi a Fazenda Macaré, localizada no município de Querência, no Mato Grosso.

Com uma área total de 41.963 ha, a propriedade é membro do Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS) da Aliança da Terra desde 2007. Tendo como atividades principais a agricultura e o manejo florestal, alguns destaques da propriedade chamaram a atenção do Corpo de Jurados:a presença de 92% de vegetação nativa remanescente; 100% das APPs preservadas; nenhum ponto de erosão identificado e participa do Projeto Carbono no Xingu desde 2008.

O proprietário José Marcolini Junior recebeu do produtor Romeu Ciochetta, o III Prêmio Produzindo Certo 2012. Romeu foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio, em 2011, e participou como jurado no evento deste ano. José Marcolini pontua que foi de grande ajuda o respaldo da Aliança da Terra, pois a burocracia por trás das certificações ainda é muito grande. “Agradeço a Aliança da Terra por ter me conduzido por este caminho, pois ela nos motivou a seguir na busca desta sustentabilidade. É muito gostoso ter nossos colaboradores engajados nesse processo, fazendo a coleta seletiva de lixo, limpeza, e o mais gratificante foi transmitir essa educação para as camadas inferiores, que vão continuar com essas ações”, destaca o produtor.

É válido lembrar que o segundo lugar do III Prêmio Produzindo Certo ficou com a Fazenda Campo Aberto, localizada no município de Barreiras – BA e de propriedade da Agrifirma Campo Aberto Agropecuária Ltda; o terceiro lugar ficou com a Fazenda San Martin, de Bom Jesus do Araguaia – MT e de propriedade da Brookfield Agriculture Group; já o quarto e quinto lugares foram para as Fazendas São Francisco (em Feliz Natal – MT e de Flávio e Gisele Turquino) e Fazenda Santa Anastácia / Lagoa Vermelha (localizada em Sorriso – MT e dos proprietários Argino e Leoclides Bedin), respectivamente.

Além da premiação, a palestra “Rios Voadores”, de Gérard Moss, chamou muito a atenção de quem estava no evento, pois representou um encontro inédito na região, e todos os presentes elogiaram bastante. A palestra informou sobre os cursos de água atmosféricos que passam por cima de nossas cabeças, transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para as outras regiões do Brasil. Através do estudo dos “Rios Voadores”, foi possível desenvolver uma avaliação da relevância das florestas para o regime de chuvas no Brasil. Tópico que representa um assunto de fundamental importância ao êxito da produção agrícola no país.

Fonte: Alainça da Terra, resuida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress