Mercado Físico da Vaca – 13/09/10
13 de setembro de 2010
Mercados Futuros – 14/09/10
15 de setembro de 2010

Aliança da Terra cria Brigada de Incêndio no Xingu

A Brigada de Incêndio do Xingu é uma iniciativa da Aliança da Terra, que começou em maio de 2009, num projeto pioneiro no estado de Mato Grosso buscando minimizar os impactos de incêndios e oferecendo soluções através de um trabalho de cooperação com o Serviço Florestal dos EUA, o Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso, propriedades de membros da Aliança da Terra e comunidades indígenas da região do Xingu.

A devastação causada pelo fogo é, sem dúvida, um dos fatores que causam maior impacts nos ecossistemas amazônicos. Os incêndios que ocorrem todos os anos nesta região causam irreparáveis danos à agricultura, despejam toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e destroem a biodiversidade.

A Brigada de Incêndio do Xingu é uma iniciativa da Aliança da Terra, que começou em maio de 2009, num projeto pioneiro no estado de Mato Grosso buscando remediar esta situação e oferecendo soluções através de um trabalho de cooperação com o Serviço Florestal dos EUA, o Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso, propriedades de membros da Aliança da Terra e comunidades indígenas da região do Xingu.

A Brigada de Incêndio, é uma tentativa de tentar controlar os incêndios nas vastas áreas territoriais da região do Xingu, durante estação seca do ano e o uso indevido de fogo pela população local.

O principal objetivo da Brigada é para proteger a floresta localizada no Parque Nacional Xingu e em propriedades cadastradas na Aliança da Terra em torno do Parque. Os objetivos secundários que fundamentam o trabalho da brigada, incluem:

1 – Treinar os moradores da região no combate a incêndios e técnicas de manejo do fogo;
2 – Realizar treinamento especial nos assentamentos, onde 70% dos incêndios ocorrem;
3 – Reduzir a taxa de incêndio no leste da bacia do Xingu e, conseqüentemente, as emissões de gases com efeito de estufa;
4 – Ajudar as propriedades rurais do lado leste da Bacia do Xingu a se adequarem aos requisitos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação);
5 – Criar planos de ação preventiva contra incêndios;
6 – trabalhar durante a estação chuvosa para replantar matas ciliares.

A área da atuação da Brigada de Incêndio abrange 16 municípios, 5 em torno do Parque Nacional do Xingu, totalizando quase 13 milhões de hectares.

As informações são da Aliança da Terra, traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress