Minerva: em 2013, confinamento deve recuar 3% em SP, MS, GO, RO, TO e MG
3 de junho de 2013
Shuanghui (da China) compra Smithfield, maior processadora de carne suína do mundo
3 de junho de 2013

Aliança da Terra abrange mais terras preservadas do que maior parque nacional dos EUA

A Aliança da Terra divulgou hoje o primeiro relatório anual, de 2012.

Leia mensagem do diretor John Cain Carter.

Na busca da Aliança da Terra por melhoria contínua, sejam muito bem-vindos ao nosso primeiro Relatório Anual! Nestes nove anos de vida, a AT evoluiu a partir de uma incipiente operação de um homem só em Mato Grosso para um grupo de conservação liderado pelos próprios produtores, identificado pelo mercado como um modelo e elogiado pela mídia internacional.

Com cerca de 3 milhões de hectares de terras bem gerenciadas que fazem parte do Cadastro de Compromisso Socioambiental, nossas 500 propriedades representam a ponta da lança na produção de commodities do Século XXI. Com 50% da nossa área cadastrada em vegetação nativa, a AT abrange mais terras preservadas do que o maior parque nacional dos Estados Unidos. Combatemos mais de 130 incêndios, protegendo milhares de hectares de florestas do fogo. E nosso maior orgulho é trabalhar lado a lado a todos os povos espalhados pela paisagem agrícola brasileira, de famílias de pequenos produtores de Assentamentos aos grandes proprietários e comunidades indígenas carentes.

O sucesso da Aliança se deve aos compromissos dos nossos produtores e ao apoio financeiro de várias organizações que acreditam em nossa missão. Todos os dias eu penso como tenho sorte de fazer parte de algo que está gerando um impacto tão grande. É uma reflexão sobre o sentimento de orgulho destes produtores em cuidar da terra. E este sentimento positivo tem gerado a sua própria energia.

Os agricultores e pecuaristas que se juntaram de forma proativa à Aliança da Terra estão liderando o mundo na produção responsável. Eles tomaram para si riscos financeiros que os cidadãos das cidades não reconhecem, e têm feito mais para o meio ambiente do que quase qualquer outro setor da sociedade. Os produtores do nosso sistema gastaram milhões de dólares em melhoria ambiental e social, restaurando milhares de hectares de mata ciliar e melhorando as condições de vida de inúmeras pessoas. Mas o mais importante, eles são a vanguarda de um novo homem da fronteira agrícola no Brasil; aquele que se vê como parte da solução, e não do problema.

Quando olhamos à frente, para 2013 – com recursos financeiros garantidos pelos governos da Noruega e Holanda – percebemos que temos de continuar a inovar e avançar. Nós sempre dissemos que os proprietários devem assumir sua responsabilidade na melhor gestão das terras, mas devemos criar incentivos financeiros para complementar tais atos. Para este efeito, em 2013, estamos incorporando o Cadastro em um sistema de ferramentas técnicas e mercadológicas integradas, no qual denominamos “Produzindo Certo”, que vai ajudar agricultores e pecuaristas a captar os benefícios de seus investimentos em meio ambiente e nas pessoas. Também vamos expandir nossa Brigada de Incêndio, aprofundar o apoio à pesquisa científica independente, e dar continuidade aos projetos especiais. Há muito trabalho pela frente, mas nossa dedicada equipe esta à altura desta missão!

Confira o relatório completo abaixo:

Fonte: Aliança da Terra, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress