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Alfredo Drissen: o marketing da carne deve ocorrer de forma integrada, onde toda a cadeia trabalhe junto [Workshop BeefPoint Marcas de Carne]

A busca por uma maior agregação de valor aos produtos de origem animal e carne de alta qualidade estão cada dia mais presentes, embora ainda seja um caminho difícil, mas perfeitamente possível. O tema do próximo Workshop BeefPoint será Marcas de Carne e acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, em São Paulo.

Da mesma forma, o Workshop BeefPoint Marcas de Carne, será um evento no qual iremos reunir quem há anos trabalha com esse nicho de mercado. Vamos conhecer os inovadores em nosso setor que têm trabalhado para produzir um produto com valor agregado e que seja bem aceito pela maioria dos consumidores. Serão apresentados estudos de caso, troca de experiências e conhecimento, em um ambiente de conversa e debate. Será um encontro de discussões em alto nível, para conhecer quem tem feito um excelente trabalho no Brasil.

Para conhecer melhor os palestrantes do Workshop BeefPoint Marcas de Carne, preparamos uma série de entrevistas com cada um deles. Além dos palestrantes, vamos conhecer também o trabalho de profissionais que trabalham com carnes de marca, donos de casa de carnes e restaurantes que trabalham com carne de qualidade e que são referência no país.

Confira a entrevista com Alfredo Bonet Drissen,  médico veterinário e superintende administrativo da Associação Brasileira de Hereford e Braford.

BeefPoint: Por favor conte um pouco do histórico da criação da marca Carne Pampa.

Alfredo Drissen: O Programa Carne Pampa, é o programa oficial de qualidade de carnes provenientes de bovinos das raças Hereford e Braford, criado em 1998, pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), baseado na seleção zootécnica dos animais no ambiente em que estão sendo produzidos e em plantas frigoríficas.

É fruto da percepção de futuro da diretoria da entidade, a época, de que ações conjuntas dentro de cadeia produtiva da carne seriam fundamentais para manutenção da rentabilidade do produtor de bovinos no agronegócio brasileiro, em virtude das grandes transformações que estavam ocorrendo na economia mundial, trazidas pela globalização, e alterando as relações entre os diversos segmentos da cadeia produtiva da carne, seja pelo aumento da competitividade provocada pela “economia de mercado”, seja pela crescente percepção do consumidor às questões de segurança e qualidade alimentar.

A ABHB concede o selo Carne Certificada Hereford a todo produto que foi auditado e classificado pela entidade, sendo necessário o acompanhamento desde a obtenção da matéria prima (animal vivo) até a expedição do produto final (carne embalada, processada ou cortes primários).

Atualmente, o programa está em funcionamento em 3 grupos frigoríficos, e o selo de qualidade acompanha 5 marcas de carne, sendo elas:

  • Best Beef Hereford
  • Zaffari Hereford
  • Sam´s Club Hereford
  • Carrefour Braford Selection
  • Marfrig Hereford

Existem mais três marcas de carne, que estão em aprovação junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

BeefPoint: Atualmente, quais os maiores desafios para consolidar uma marca de carne?

Alfredo Drissen: Para que um conceito de qualidade se sustente, a marca deve efetivamente “entregar” esta qualidade para os consumidores, fazendo com que as suas expectativas sejam, no mínimo atingidas.

Para tanto, ao meu ver, é necessário lembrar de algumas premissas:

  • Escolha da matéria-prima

Devemos nos atentar para qual o produto que queremos agregar valor. Roberto Barcellos disse uma frase, que para mim é muito correta:  “qualidade não pode se iniciar no curral do frigorífico”, assim, são fatores importantes: a escolha de uma raça condizente com o padrão de qualidade estabelecido pelos consumidores, o investimento em genética que garante a eficiência do processo e o conhecimento dos sistemas de produção.

  • Constância de abastecimento e produção

O sucesso de uma marca depende diretamente de sua constância de produção, de nada adianta fazer um produto muito bom, apenas nos períodos de safra. É necessário estruturar a cadeia, para que a marca possa estar presente nas gôndolas de forma constante. Ao contrário disso, o consumidor fica frustrado e não adquire o hábito de consumir o produto.

  • Comercial aliado à produção

É necessário que o departamento comercial do projeto (independente do tamanho), esteja conectado com a produção. Entendendo de forma clara, em quais premissas se baseiam a qualidade em questão.

BeefPoint: O que precisa evoluir no setor para que aumente a produção de carne com qualidade?

Alfredo Drissen: Creio que a pecuária vem evoluindo a passos largos e para que possamos aumentar a produção de carne de qualidade, precisamos melhorar constantemente nossos índices de produção, podendo assim, abater animais cada vez mais jovens e com acabamento ideal. Além disso, o uso de cruzamento industrial, baseado não apenas na heterose mas também na combinação de características desejáveis (onde seja possível trabalhar com animais precoces, e com aspectos de qualidade de carne bem definidos), pode, no médio prazo, aumentar a disponibilidade de oferta de qualidade no mercado.

BeefPoint: Quais as ações você tem feito para educar e fidelizar o cliente que está buscando carne bovina com marca?

Alfredo Drissen: A associação trabalha constantemente para posicionar junto aos consumidores as marcas que contem o selo Hereford. Para isso, realiza palestras de marketing, com o intuito de mostrar os pontos fortes do programa e em que ele se estrutura, além de trabalhar mídias sociais, degustações de carne em exposições agropecuárias e feiras de culinária. Outro ponto forte é a certificação de restaurantes, que trabalham com 100% de produtos chancelados por nós.

BeefPoint: O que deveria ser feito para melhorar o marketing da carne no Brasil?

Alfredo Drissen: Em termos gerais, creio que os trabalhos com marketing de carne, ainda são muito incipientes no Brasil, realizados de forma isolada, e muitas vezes sem obter o resultado esperado. Desta forma, o trabalho que envolve toda uma estruturação de conceito, se perde nas gôndolas de supermercado por falta de informação correta.

Creio que o marketing de carne deve ocorrer de forma integrada, onde toda a cadeia trabalhe junto (produtores, indústria, varejo e governo). O processo deve englobar um conjunto de ações capazes de transformar o processo decisório dos consumidores, fazendo com que o envolvimento da hora da compra seja maior que atualmente. Carne não pode ser apenas carne, dentro da embalagem deve conter alguma história ou informação e isso deve estar muito claro para o consumidor.

BeefPoint: Em sua opinião qual o país é referência na produção de carne com qualidade? O que ele tem feito de diferente?

Alfredo Drissen: Creio que hoje, o Uruguai seja referência em carne de qualidade, pois soube integrar todos os elos da cadeia no processo. O povo Uruguaio dá muita importância para a “ganaderia” e isso faz muita diferença!

BeefPoint: Quais são marcas de carne no Brasil hoje que você considera referência?

Alfredo Drissen: As marcas de qualidade do Frigorífico Silva do grupo Marfrig são referência no segmento, pois conseguem fazer carne de qualidade com uma escala considerável. Além destes, trabalhos menores, mas não menos importantes, também vem fazendo a diferença, como as marcas da Beef&Veal, do frigorífico Cow Pig e da VPJ.

BeefPoint: Em sua opinião qual setor serve de referência para a pecuária no que diz respeito a marketing e por quê?

Alfredo Drissen: Gosto bastante do trabalho feito pela cadeia do café, pois conseguem uma excelente agregação de valor. Além disso, sempre gosto de observar marcas de água mineral, pois existem algumas que se sobressaem (imperatriz, ouro fino, etc), devido a um marketing bem estruturado em torno da marca.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Alfredo Drissen: Admiro profissionais que tem conhecimento de todo o processo. Neste sentido, lembro de Roberto Barcellos da Beef & Veal.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Alfredo Drissen: Palestras e degustações de carne para consumidores de grandes cidades e certificação de restaurantes.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Alfredo Drissen: Temos projetos, para aumentar a nossa ligação com consumidores, fazendo com que entendam o nosso programa e o que o Selo Hereford representa. Buscamos estreitar relações com os produtores de carne de qualidade.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para aqueles que desejam criar e consolidar uma marca de carne em nosso país?

Alfredo Drissen: O tema “carne de qualidade” é um assunto relativamente novo no Brasil e cresce constantemente. Se somarmos todos os programas de carne de qualidade do Brasil, não devemos chagar a 1% do abate nacional. Isso significa que ainda temos muito trabalho para fazer. Neste sentido, a ABHB, acredita e apoia projetos que tomem como base a utilização das raças e a certificação da nossa associação, visando com isso, uma melhor clareza com o mercado consumidor.

Confira abaixo algumas imagens de marcas de carne em que o selo Carne Certificada Hereford está presente!

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Participe do Workshop Marcas de Carne – 20 e 21 de novembro de 2013

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