Emissão de gases de efeito estufa e suas consequências na pastagem
3 de setembro de 2013
Elci Ferreira: sanidade não é custo e sim o menor dos investimentos que temos, precisamos melhorar cada vez mais
4 de setembro de 2013

Alexandre Pedroso: o conceito de nutrição de precisão pode tornar o processo mais eficiente no confinamento

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Alexandre Pedroso, um dos finalistas na categoria Nutrição em Confinamento.

Alexandre Pedroso

Alexandre Mendonça Pedroso é engenheiro agrônomo (ESALQ, 1987), Ph.D. em Nutrição de Ruminantes e pesquisador da EMBRAPA Pecuária Sudeste. Atualmente seu trabalho está focado em Nutrição de Precisão – estratégias para aumentar a eficiência alimentar e reduzir a emissão de poluentes em sistemas de produção de bovinos de corte e leite.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Alexandre Pedroso: Vários aspectos são importantes, mas acredito que a formação de lotes e a adaptação dos animais ao cocho e às instalações sejam itens fundamentais para o sucesso, além do manejo alimentar, obviamente.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Alexandre Pedroso: Controlar os custos de produção. As margens são bastante apertadas, quem for eficiente na compra de insumos e de animais e tiver um controle rígido dos custos operacionais certamente vai ter condições favoráveis.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Alexandre Pedroso: Me chama muito a atenção o trabalho que estão fazendo no Confinamento Conforto. Gerenciar eficientemente uma operação desse porte é um grande desafio.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Alexandre Pedroso: O foco na nutrição de precisão, com o objetivo de melhorar a eficiência alimentar e reduzir o impacto ambiental está dando frutos muito positivos, tanto em termos de pesquisa como de conceitos aplicados no dia a dia das fazendas. Passei a trabalhar intensamente nesse tema a partir do ano passado, com resultados muito positivos.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Alexandre Pedroso: Em meu trabalho não penso em nada diferente, apenas em seguir na mesma linha de pesquisa, pois ainda há muito a estudar e aprender sobre o tema.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Alexandre Pedroso: O manejo da alimentação tem um impacto muito significativo no sucesso da operação. O conceito de nutrição de precisão pode ajudar muito a tornar o processo mais eficiente, com menos desperdícios, e com o benefício adicional de reduzir a emissão de elementos potencialmente poluentes. Adotar esse conceito não demanda nenhuma técnica sofisticada, apenas quebrar alguns paradigmas.

Confira a Programação do Interconf 2013.

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress