Aleph Farms produz carne de laboratório no espaço

A empresa de carne cultivada Aleph Farms concluiu com sucesso o primeiro experimento de ‘carne sem abate’ no espaço, por meio de um experimento conjunto na Estação Espacial Internacional.

A empresa israelense de tecnologia de alimentos, que desenvolveu um método para cultivar bifes usando células de animais, disse que conseguiu produzir carne na Estação Espacial Internacional, a 400 quilômetros de distância da Terra.

O experimento foi resultado de uma colaboração internacional entre a Aleph Farms e a 3D Bioprinting Solutions da Rússia, que desenvolve implementações de tecnologias de bioprinting 3D, juntamente com as tecnologias Meal Source Technologies e Finless Foods dos EUA.

O método de produção de bifes cultivados da Aleph Farms baseia-se em imitar um processo natural de regeneração de tecidos musculares que ocorre dentro do corpo da vaca, mas sob condições controladas de laboratório.

No âmbito deste experimento, o segmento russo da ISS estabeleceu uma prova de conceito bem-sucedida de que a carne cultivada pode ser produzida no espaço montando um tecido muscular de pequena escala em um bioprinter 3D, desenvolvido pela 3D Bioprinting Solutions, sob condições de microgravidade.

A Aleph Farms disse que o desenvolvimento é um marco importante em sua ambição de permitir na Terra “acesso incondicional a carne segura e nutritiva”, enquanto utiliza “recursos mínimos”. A comprovação do conceito no ambiente “extremo” do espaço serve como um “indicador essencial de crescimento” de métodos sustentáveis de produção de alimentos que não exacerbam o desperdício de terra, o desperdício de água e a poluição, argumentou Aleph.

“No espaço, não temos 10.000 ou 15.000 litros de água disponíveis para produzir um quilo de carne bovina”, disse Didier Toubia, co-fundador e CEO da Aleph Farms.

“Esse experimento conjunto marca um primeiro passo significativo para alcançar nossa visão, a fim de garantir a segurança alimentar das próximas gerações, preservando nossos recursos naturais”, concluiu Toubia.

A Aleph é apoiado pela incubadora israelense The Kitchen, que considera a empresa de carnes cultivadas como um dos negócios de seu portfólio.

O CEO da Kitchen, Jonathan Berger, disse que esse experimento mais recente destaca a importância da inovação para enfrentar os desafios da produção sustentável de alimentos.

“A missão de fornecer acesso a nutrição de alta qualidade a qualquer hora, em qualquer lugar de forma sustentável é um desafio crescente para todos os seres humanos”, acrescentou Berger. “Na Terra ou acima, contamos com inovadores como a Aleph Farms para tomar a iniciativa de fornecer soluções para alguns dos problemas mais urgentes do mundo, como a crise climática”.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios


ou utilize o Facebook para comentar