Mercado Físico da Vaca – 08/10/09
8 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 09/10/09
13 de outubro de 2009

Alemanha: produtores usam “maquinas de venda” para vender produtos agrícolas

Em um mundo envolvido com complexas cadeias de abastecimento, pequenos produtores rurais estão sem saída: ou vendem aos supermercados e obtêm menos dinheiro pelos seus produtos ou gastam mais tempo e esforço para tentar vendê-los diretamente aos consumidores. Agora, uma fazenda da Alemanha, Peter-und-Paul-Hof, achou uma solução na forma de vending machines (máquinas de venda). O resultado da colaboração entre a fazenda e a fabricante da máquina, Stuewer, a máquina Regiomat, atualmente vende leite fresco, ovos, manteiga, queijos, batatas e linguiça em treze cidades e comunidades da Alemanha.

Em um mundo envolvido com complexas cadeias de abastecimento, pequenos produtores rurais estão sem saída: ou vendem aos supermercados e obtêm menos dinheiro pelos seus produtos ou gastam mais tempo e esforço para tentar vendê-los diretamente aos consumidores. Os consumidores, por sua vez, estão divididos entre a lealdade aos negócios locais e a conveniência das redes de abastecimento estabelecidas. Agora, uma fazenda da Alemanha, Peter-und-Paul-Hof, achou uma solução na forma de vending machines (máquinas de venda). O resultado da colaboração entre a fazenda e a fabricante da máquina, Stuewer, a máquina especialmente designada – Regiomat – atualmente vende leite fresco, ovos, manteiga, queijos, batatas e linguiça em treze cidades e comunidades da Alemanha.

Não é uma solução que surgiu do dia para noite. Inicialmente, a Peter-und-Paul-Hof operava um serviço de entrega de leite a seus clientes. Percebendo que isso consumia muito tempo, eles começaram a estimular os clientes a coletar o leite de geladeiras em suas fazendas, o que se mostrou um sucesso e os inspirou a usar vending machines como uma solução mais versátil. As máquinas Regiomat podem ser colocadas ao ar livre 365 dias por ano se estiverem sob um teto, efetivamente fornecendo mercados aos produtores durante 24 horas e fazendo sobrar muito mais tempo aos mesmos. Ao cortar o intermediário, esse sistema também oferece potencial de economias nas lojas varejistas. Uma atualização às tradicionais bancas nas fazendas que são benéficas aos produtores e aos consumidores que apreciam os produtos locais, esse é um conceito que poderá se espalhar para outras partes do mundo.

Para mais informações sobre a máquina visite: www.stuewer.de/automaten/regiomat/index.html.

A reportagem é do Springwise.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress