Cana-de-açúcar: lançamento de novas variedades
3 de outubro de 2002
Brasil define ajuda ao Paraguai no combate à aftosa
6 de outubro de 2002

Alemanha: escândalo relacionado a herbicida diminui vendas de carnes orgânicas

O escândalo relacionado à presença do herbicida cancerígeno Nitrofen em produtos derivados de aves vem causando uma queda na demanda dos consumidores por alimentos orgânicos na Alemanha, com o setor de carnes orgânicas sendo particularmente afetado.

Autoridades alemãs encontraram vestígios do herbicida proibido em trigo cultivado organicamente e utilizado na ração de aves. Traços de Nitrofen, um herbicida que se acredita causar câncer, foram encontrados em maio passado em produtos de aves de uma granja no Estado da Baixa Saxônia. Os produtos foram recolhidos e a propriedade foi fechada até a realização de novos testes. A substância foi encontrada na entrega de trigo contaminado no Estado de Brandenburg, no leste do país. Houve especulação de que o trigo pode ter tido contato com grãos embarcados do Leste Europeu, onde muitos países ainda permitem o uso do Nitrofen – banido em toda a Alemanha desde 1990.

Diante disso, um novo relatório preparado por consultores industriais da Organic Monitor mostrou que as vendas de produtos orgânicos derivados de carnes deverão apresentar uma queda de 24% ou de 481 milhões de euros (US$ 474,7 milhões) em 2002.

O mercado de produtos orgânicos derivados de carne da Alemanha continua sendo o maior da Europa. No entanto, a confiança dos consumidores vem se enfraquecendo desde maio de 2002, devido à ocorrência do escândalo. Isto levou a uma marcada redução nas vendas de carnes orgânicas, com a demanda dos consumidores alemães por carnes de aves orgânicas desmoronando durante o pico da crise. A Organic Monitor projeta que os rendimentos das companhias que comercializam produtos orgânicos derivados de aves no país deverão cair pela metade neste ano.

Os supermercados apresentaram um dos maiores decréscimos nas vendas, com muitos varejistas removendo totalmente as carnes orgânicas desde o escândalo. A perda na confiança dos consumidores não foi tão grande nos centros de varejo especializados, com muitos deles reportando um retorno lento nas vendas aos níveis de antes do escândalo. As lojas e açougues que vendem carnes orgânicas continuam sendo os canais de vendas mais importantes para as carnes orgânicas e sua participação no mercado está projetada para aumentar devido à redução do interesse dos supermercados por estes produtos, após o escândalo.

As previsões da Organic Monitor são de que as vendas de carnes orgânicas não retornarão aos níveis de antes do escândalo por muitos anos. Apesar da expectativa de que a confiança dos consumidores deverá gradualmente retornar e os volumes de carnes orgânicas deverão retornar aos níveis de 2001, a queda nos preços deverá desacelerar o crescimento no rendimento. Os preços das carnes orgânicas vêm caindo consideravelmente desde maio de 2002 e a supercapacidade de produção continuará fazendo uma pressão para baixo nos preços.

O estudo mostra que a indústria de alimentos orgânicos da Alemanha está diante de muitos desafios. Além da perda da confiança dos consumidores causada pelo escândalo do Nitrofen, a indústria está se tornando cada vez mais dividida, com uma abundância de símbolos e logotipos de orgânicos existentes, e os consumidores estão se tornando mais sensíveis aos preços, no atual clima econômico. O contínuo suporte do Estado pode ser garantido com a reeleição da coalizão governamental. Entretanto, estão sendo solicitados controles mais rígidos para proteger a indústria de futuros escândalos e fortalecer a confiança dos alemães na indústria de alimentos orgânicos.

Fonte: Just-Food.com e O Estado de São Paulo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress