Frete do agro sobe em agosto, mas ainda é menor que há um ano
15 de outubro de 2021
McDonald’s sem carne
15 de outubro de 2021

Alemanha confirma caso atípico do mal da ‘vaca louca’

A Alemanha reportou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), também conhecido como o mal da ‘vaca louca’. A doença foi detectada em um animal de 14 anos na cidade de Kraiburg, no Estado da Baviera. O último registro deste tipo no país ocorreu em fevereiro de 2014.

Segundo as autoridades, a vaca foi abatida em 27 de setembro sem sinais clínicos de EEB, mas um procedimento padrão da vigilância sanitária via teste na carcaça identificou doença. “Os resultados dos testes de imunotransferência no FriedrichLoeffler-Institute confirmaram o animal positivo para EEB atípico do tipo L. A carcaça do animal foi destruída”, disse o governo alemão.

O caso atípico é aquele em que ocorre em animais mais velhos, sendo considerada uma variante com menos chance de contaminação de outros bovinos. A Alemanha afirma que o animal não entrou nos canais de abastecimento e que o caso não apresentou riscos à saúde humana. Diz ainda que as investigações epidemiológicas ainda estão em andamento.

Desde setembro, grandes países registraram casos do mal da vaca louca. No começo do mês passado, o Brasil detectou dois casos atípicos da doença em Minas Gerais e Mato Grosso. Na segunda quinzena de setembro, foi a vez do Reino Unido identificar um caso clássico de EEB, que é aquele em que o animal se contamina por meio da ração.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress