Mercado Físico da Vaca – 19/08/10
19 de agosto de 2010
Mercados Futuros – 20/08/10
23 de agosto de 2010

Aldo Rebelo fala sobre o Novo Código Florestal

Miguel da Rocha Cavalcanti conversou com o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB SP), relator do novo Código Florestal Brasileiro. "O Brasil é um país que deve muito à sua agricultura e pecuária". "Eu defendo o interesse do agricultor brasileiro, não porque seja agricultor, mas por que o interesse do trabalhador está ai. Mais do que ninguém o trabalhador brasileiro precisa de alimento barato".

Miguel da Rocha Cavalcanti conversou com o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB SP), relator do novo Código Florestal Brasileiro e autor da proposta que já foi aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados no dia 6 de julho, com 13 votos favoráveis.

Destaques:

“O Brasil é um país que deve muito à sua agricultura e pecuária”.

“A pecuária existe na Amazônia e no Pantanal há 300 anos e, recentemente, fruto dos exageros da legislação ambiental e das alterações sofridas pelo Código Florestal Brasileiro essa atividade passou quase toda para a ilegalidade.

“Eu acho que é preciso haver um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e a produção agrícola, pois é um patrimônio que produz alimentos, valores, cultura, que também precisa ser preservado”.

“Parto do princípio de que quando maior o desenvolvimento, maior a preservação ambiental”.

“O grande problema é que por trás desses assuntos estão interesses comerciais. As Organizações Não Governamentais estrangeiras, com sede na Europa e EUA, na verdade funcionam aqui como braços dos interesses comerciais da agricultura dos países ricos, que se sentem ameaçados pela competitividade da agricultura brasileira”.

“O Brasil deve continuar fazendo o esforço para se constituir como uma sociedade ambientalmente saudável, mas não pode cair na ingenuidade de que essas ONGs internacionais vem aqui para defender o nosso bem. Elas não estão aqui em busca do nosso bem, elas estão em busca dos nossos bens”.

“A reserva Legal nos termos da que é imposta no Brasil, não existe em nenhum lugar do mundo”.

“A Reserva Legal é uma criação do patriarca da nossa Independência, José Bonifácio de Andrade Silva. Que a criou por razões muito pragmáticas, ou seja, o Estado Português e depois o Estado Brasileiro, precisavam de madeira para a construção naval e a madeira não podia estar na floresta mais longinqua, precisava estar perto da sede da fazenda para ser acessível e ser transportada. Essa madeira também era uma reserva de energia. Além disso a madeira também era importante para a sustentação do próprio empreendimento agrícola. Então era uma medida de defesa da sustentabilidade do Estado e da produção”.

“Esse conceito de Reserva Legal foi reproduzido no Código de 34 e depois no de 65. O proprietário era obrigado a manter uma reserva, que ele mantinha de bom gosto, pois ele precisava daquela madeira para a sua propriedade e ele podia usar”.

“O problema aparece quando essa Reserva Legal foi transformada em reserva biológica. De reserva econômica ela foi transformada em reserva biológica, para reprodução da fauna e da flora. A partir daí ela passou a ser intocável e não se discutiu se a reserva de 10, 20, 30, 60 hectares cumpriria a função biológica. Essa reserva precisaria contemplar toda a complexidade de uma cadeia biológica avançada e isso não foi discutido”.

“Assim o proprietário perdeu o interesse nessa reserva e ela deixou de ser cumprida. Os ambientalistas ao invés de observarem que a legislação era impossível de ser cumprida, acharam que precisava endurecer cada vez mais, com dispositivos de punição para ver se ela era cumprida. O resultado disso é que alteraram profundamente o Código Florestal”.

“Com seguidas alterações e pouca discussão [a legislação] virou uma balburdia incapaz de ser cumprida”.

“É isso que nós estamos procurando corrigir para que o meio ambiente seja preservado e para que a produção agrícola seja protegida”.

“A questão da anistia é outro ponto que os ambientalistas procuram confundir ao invés de esclarecer.”

“Eu estou propondo uma regularização ambiental, para que os produtores possam voltar à legalidade.”

“É preciso reconhecer que a preocupação das ONGs é justa e legítima. As ONGs ambientais surgiram porque os problemas ambientais surgiram e não são pequenos, o problema é que a partir daí surge a manipulação da questão ambiental a favor dos interesses dos países ricos. Aqueles que chegaram no topo do desenvolvimento chutam a escada dos que estão abaixo para que ninguém se desenvolva mais”.

“Tenho identidade com muitas ONGs, nacionais, locais, que são pessoas que querem a preservação do meio ambiente, mas acham que é importante a vida das pessoas, dos pequenos agricultores, a produção, a infra-estrutura. Não é uma visão de transformar o ser humano em inimigo da natureza”.

“Eu não sou integrante da frente da agropecuária, não sou ligado ao tema da Agricultura no Congresso. Só aceitei ser relator porque vi que ai tinha o interesse do meu País e do povo brasileiro”.

“Eu defendo o interesse do agricultor brasileiro, não porque seja agricultor, mas por que o interesse do trabalhador está ai. Mais do que ninguém o trabalhador brasileiro precisa de alimento barato”.

“O Agronegócio precisa mostrar o que tem de positivo”.

“O problema que eu vejo é tentar enquadrar uma coisa tão ampla e tão rica como a Agricultura simplesmente como um negócio. A Agricultura no Brasil não é só isso, ela é a base do no nosso processo civilizatório, dos nossos valores, da nossa cultura, da nossa culinária, é segurança alimentar, é segurança econômica”.

“As pessoas que tem uma causa generosa e humana têm que se dedicar à política e enfrentar a campanha contra a política que se faz. As pessoas que chegam erradas na política já vieram prontas. Na política ele simplesmente passou a fazer aquilo que já fazia antes. As pessoas boas, patriotas, democratas, as pessoas justas precisam entrar na política também. É assim que ela vai melhorar”.

31 Comments

  1. marcio de castro porto disse:

    Pois é , eu achava o Aldo Rebelo um banana e agora eu peço desculpas pela minha ignorancia .

    Ele tem uma visão clarissima do que acontece e ele age em beneficio do Brasil e não de entidades rurais especificamente . Ele quer o melhor para a natureza e para o Brasil . Ele separa as ongs entre as que querem o bem da natureza as que querem o bem dos paises ricos que representam .

    Imagino as pressões que esse homem está sofrendo por parte dos ambientalistas radicais .

    Parabens deputado Aldo Rebelo ! conte com o meu voto .

  2. Paulo Ernesto Menta disse:

    Bravo, Bravisssimo, gostaria que todos os politicos tivessem a visão desse exemplo de Brasileiro. Parabens Dep. Aldo Rebelo

  3. Eugenio Mario Possamai disse:

    Em nosso congresso temos vários homens de bem, porém são uma minuria, a grande maioria trabalha com interresses próprios sempre a frente e isto distorce muito as coisas, o Brasil deve muito a nos agricultores, e devemos sermos tratados como os empresários o são, todos temos uma parcela de atribuições a favor do Brasil.

  4. Rogério Dias disse:

    Parabens Dep. Aldo Rabelo , estamos torcendo para que mais pessoas analisem da mesma forma , inclusive orgãos governamentais e não governamentais , ministério publico e etc .

  5. ROBERTO SCHROEDER disse:

    Parabéns ao Dep. Aldo Rebelo pela forma como conduziu a relatoria da Lei sobre o novo código floretal. Não é possível separar o meio-ambiente do homem que nele vive. Não é possível pensar nas propriedades rurais sem a presença dos agricultores que nelas trabalham e produzem. A preservação do meio-ambiente deve se dar levando em conta a atividade economica realizada nas propriedades, buscando a melhor interação entre os dois, de forma que seja possível produzir sem que se destrua a natureza. Quem vê o Código Florestal de forma radical, ou seja em termos percentuais, 20, 50 ou 80% de presevação em cada propriedade sem discussão, nunca deve ter pisado numa fazenda, ou sítio, ou colônia ou lote, ou qualquer forma como se queira denominar uma propriedade rural. Achei interessantíssimo a parte sobre a origem histórica da reserva lagal nas porpriedades rurais, ou seja uma estratégia que tinha um objetivo. Hoje parece que se esquece isto, quer se fazer as coisas de forma arbitrária, sem pensar o porquê esta se fazendo algo. Os meios de vida das pessoas que habitam o meio-ambiente deve ser levado em conta para se traçar extratégias de preservação. De nada adianta um meio-ambiente preservado se isto prejudicar as pessoas que nele vivem. Algo tipo, não adianta deixar a onça viva se ela estiver pronta para te comer. Sugiro que se for para radicalizar, que se faça isto também nas cidades, obrigando também a preservação de 20% nas áreas urbanas. Será que muitas destes ambientalistas estariam dispostos de deixar de lado 20% de seus apartamentos, seja de que tamanho for, para preservar o meio-ambiente urbano. Será que abririam mão de parte do preço de um terreno que possuem na hora de vender, dizendo “só vendo se ficar gravado em escritura que 20% será preservado!”. É fácil falar do que afeta somente aos outros.

  6. Michele Rocha Otsuka disse:

    Leiam O Protesto de José de Alencar, vão gostar também é magnífico. Consta no site do senado em biblioteca digital (obras raras).

  7. Martinho Mello de Oliveira disse:

    O destino reservou a este grande estadista, defensor da soberania nacional, a missão ímpar de defender as agropecuárias pequena, média e empresarial, com a devida preservação da natureza, haja visto que é a melhor alternativa para a alimentação farta e acessível dos brasileiros, com excedente para exportação, gerando desenvolvimento e progresso do País. Parabéns deputado, lamentamos não votar em S.P, porém desejamos que os paulistas saibam reconhecer suas virtudes, dando-lhe uma das maiores votações proporcionais deste país.

  8. Maurício Carvalho de Oliveira disse:

    Até que enfim o Congresso Nacional se manifesta sobre um tema de relevância para o desenvolvimento sustentável do País. O Deputado Aldo Rebelo liderou uma discussão relevante para a sociedade – para os dias atuais e para as gerações futuras. Precisamos sim, ser os verdadeiros protagonistas do nosso desenvolvimento, que passa obrigatoriamente pelo agronegócio, pela geração de empregos e pela segurança alimentar interna e dos nossos vários países parceiros comerciais.
    E, quando se fala de preservação ambiental e em produção de alimentos, o verdadeiro desenvolvimento sustentável de uma nação, temos que falar do produtor rural e com o produtor rural – temos que falar em plantio direto na palha, que revolucionou a agricultura nos trópicos, e que garante a água nossa de qualidade nas bacias hidrográficas.
    Somos representados pelo Congresso Nacional e não por ONGs internacionais que se imiscuem em assuntos internos de nosso país – basta de intromissão desses messianicos nossos “protetores de plantão”. Parabéns Aldo Rebelo.

  9. Julio Cesar Rodrigues da Silva disse:

    Parabenizo a iniciativa do BEEFPOINT, na pessoa do jornalista Rodolpho Ortenblad, de realizarem essa entrevista esclarecedora com o Deputado Federal Aldo Rebelo. Na minha opinião, aqueles que consideram a teses defendidas pelo deputado como nacionalistas se equivocam, eesas teses são na realidade patrióticas que defendem o bem estar e a riqueza nacionais. Para aqueles, ditos ambientalistas, que procuram disseminar o medo na população, travestidos de dignatários da ciência e do saber, na verdade estão a serviço das causas estrangeiras que não tem nenhum interesse no sucesso da nossa produtividade agrícola e pastoril. Prefiro qualificar ambientalistas como pessoas inocentes que são levadas pela boa fé ao invés de julgá-los como venais.

    Há alguns anos ouvi sábias palavras da ex-ministra Dorothea Werneck, ao constatar a quebra de recordes das safras de grãos, ano após ano, que o Brasil iria incomodar interesses estrangeiros e que deveríamos nos preparar para a reação deles. Ela estava corretíssima, e hoje constatamos o valor de suas palavras.

    Para exemplificar, veja o que ocorre nos dias de hoje, em que a União Européia busca através de todos os artifícios barrar as exportações de frango brasileiro, criando todo o tipo de barreiras.

    Voltando ao assunto do Código Florestal, acho que há de se criar a consciencia na sociedade brasileira de que toda a população deve cuidar, preservar e repor o bioma do país, que como foi dito começou a ser explorado antes mesmo de Cabral. A cada cidadão brasileira nascido a partir de agora, deveriam ser plantadas minimamente 20 mudas de espécies da floresta. Seríamos os maiores reflorestadores do planeta, calaríamos a boca dos difamadores e deixaríamos sem discursos os ambientalistas, na sua grande maioria, cidadãos das cidades que não reconhecem se quer que a agricultura alavanca sobremaneira a atividade industrial, gerando trabalho, riquezas e renda a toda população brasileira. Eles talvez não conheçam sequer a agricultura que os alimenta.

    Eu, como Técnico Agrícola desde 1970 e Médico Veterinário desde 1975, passei minha vida profissional no campo, sou testemunha da evolução das populações que vivem da agricultura e como o Brasil se interiorizou. Hoje além do Brasil, presto meus serviços também no exterior, em países que também querem usar o nosso modelo, que também não querem subsidiar a sua agricultura.

    Para os críticos, sugiro estudar melhor a nossa evolução agropastoril, sugiro que opinem para melhorar a educação do nosso povo, de despoluir as cidades onde vivem e deixarem o campo para quem efetivamente entende e que colocou o nosso país no patamar que hoje se encontra, na liderança de exportações de carnes, o que possibilita o crescimento do nosso PIB.

    Parabéns Deputado Aldo Rebelo, você é um brasileiro de verdade.

  10. Vigilato da Silva Fernandes disse:

    Vale a pena ver o deputado aldo rebelo falar sobre a agropecuária, observa-se senso de justiça e isenção de interesses por parte do deputado, o que e raro na politica.queria ver se os proprietarios de imoveis urbanos , ou mesmo os capitalistas que aplicam seu dinheiro em bancos, bolsas, agiotagem ou o que seja, tivessem que doar 20% dos seus ativos para a preservação do meio ambiente e para ajudar a despoluir o pais,,?? rs. como seria ? mais uma vez parabéns ao deputado aldo rebelo por ter sensibilidade ao entender que a agropecuária não e somente um negócio, mas esta estrategicamente entranhada na nossa cultura e historicamente tem preservado nossa economia. um abraço.

  11. EURIPEDES ANTONIO DE MATHIAS disse:

    Até que enfim uma pessoa com bom senso, parabens Deputado

  12. daniel resende disse:

    Eu sinceramente tinha uma opnião muito preconceituosa a respeito do deputado federal Aldo Rebelo, e este excelentíssimo deputado se mostrou muito melhor que eu, pois foi atrás da realidade mostrando seu pragmatismo diante de várias “soluções” prontas. PARABÉNS ALDO REBELO, PRECISAMOS DE PESSOAS COMO O SENHOR PARA LUTAR POR UM BRASIL CADA VEZ MELHOR.

  13. Francisco Armando de Azevedo Souza disse:

    Primeiramente parabenizo a equipe do beefpoint pela oportunidade de ouvir o relator do código florestal. Somente se “cria” uma opinião após ouvir as partes. Seria muito bom que nossos estudantes, principalmente os universitários, ouvissem este depoimento e, quem sabe, percebessem que há coisas boas na política nacional e “voltassem” a participar mais da vida pública do nosso país. Sugiro que esta entrevista fique disponível por um bom tempo para que possamos divulgá-la entre os nossos pares.
    Att.
    Francisco

  14. José Apareccido dos Santos disse:

    Cumprimento o dep. Aldo Rebelo que teve corajem de ser relator do novo código florestal e juntamente com outros Depatados, dentre eles o Dep. Ronaldo Caiado que, que é um grande defensor, naquela casa do agronegócio brasileiro. Quero ver esse código florestal sancionado, para que os produtores possam produzir e atender a legislação sem a preocupação de que esteja destruindo a natureza, como é visto por partes destas ongs. Pois o agronegócio terá a chance de responder ainda mais pelo PIB, brasileiro.

  15. rogerio brambila disse:

    Gostaria de parabenizar o Sr. Aldo Rebelo pelo seu pronunciamento em defesa do agronegócio, principalmente no que se refere a AMAZÔNIA, pois aqueles que não a conhecem, precisam a conhecer para saber da realidade e da preocupação que nós produtores Rurais temos com este pais e com a nossa Amazônia……

  16. Armando Gomes de Almeida disse:

    Estou surpreso, muito contente em ouvir a fala do ilustre deputado Aldo Rebelo, que teve a competencia,coragem de elaborar inteligentemente relatando nosso codigo florestal, disse claro como deve ser, quem são os verdadeiros vilões que através dessas ongs representantes dos paises ricos que já consumiram suas reservas, vem aqui dizer como devemos proceder,assim convencendo alguns mal informados que os prodeutores rurais são bandidos. conte comigo deputado…….

  17. Kleber Geraldo da Silva disse:

    É, desta vez temos que admitir. Algum parlamentar nesse país tem uma visão voltada para a realidade. Houve tempos em que o governo estimulava os pecuaristas a povoarem as regiões de fronteira como Mato Grosso, Rondônia e outros, estimulando-os com benécias na compra de terras e produzirem em áreas mais remotas. Conforme citação do deputado “A pecuária existe na Amazônia e no Pantanal há 300 anos e, recentemente, fruto dos exageros da legislação ambiental e das alterações sofridas pelo Código Florestal Brasileiro essa atividade passou quase toda para a ilegalidade”.
    O governo, como sempre, se omitiu e foi regido por alienados que em suas salas confortáveis criavam leis que cada vez mais conduzia os produtores rurais à ilegalidade e a marginalidade. Agora falam em anistia, ora, se naquele período nos permitia desmatar. Estávamos auxiliando no desenvolvimento do país. Nada mais justo, constitucional, que a legislação ambiental proposta entre em viger para tão somente as áreas “intocadas”. É bom lembrar que nenhum produtor quer depredar ou desprezar as áreas de preservação permanente, pois estas, como as matas ciliares, são de suma importância para a sobrevivência do sistema de produção.
    Esperamos que este parecer do deputado atinja os anseios daqueles que com sua produção apresentam praticamente 50% do PIB brasileiro e coloca, de maneira magnifica, “alimentos” na mesa de todo o país.
    Parabéns deputado.

  18. Thiago Alves de Oliveira disse:

    Agora vamos ver os resultados nas eleições. Vamos ver até onde vai a ignorancia e se as pessoas vão viver de oxigenio e sol.

  19. Kênia Chehoud disse:

    Parabéns Deputado!!! Precisamos ter mais políticos que mostram ao Brasil que nós produtores rurais somos pessoas do bem, e não bandidos . Nós não invadimos as propriedades privadas, não detruimos a natureza, não produzimos carne a base de escravidão, não concordamos que parte de um estado produtivo pertence a índio. Até onde vamos suportar sermos visto de uma forma muito errônea? Precisamos Deputado, e pessoal do beef point, mostrar a populaçao desinformada como se produz um kilo de carne.
    Ongs patrocinadas por outros países querem ver a desordem aqui no nosso país para não sermos competitivo lá fora,, tem também a turma em troca de voto, em troca de lavagem de dinheiro e corrupçao, tudo acaba caindo em cima do nós, pessoas do campo, trabalhadores, pagamos um monte de imposto e nao vivemos as custas do bolsa família, bolsa escolas, vale gas, por causa desses beneficios nem mais funcionario decente a gente encontra, nao conseguimos arrumar gente pra trabalhar! pra que trabalhar??? o governo da tudo… e o estudo, a educaçao .. cade? A informaçao que somos pessoas do bem, gerador de renda e trabalho, e que não somos bandidos e destruidores do meio ambiente depende da mídia e de mais Autoridades para mostrar ao Brasil que os gases de uma vaca nao é o que mais polui o ambiente!

  20. José Adalberto Silva disse:

    Agropecuaristas precisamos estar vigilantes e mobilizados nas fases seguintes a este processo à saber :
    -Votação do relatório pela bancada Federal até o final deste ano
    – ELEGER os próximos representantes comprometidos com estas posições ou…
    O Trabalho árduo do NOBRE Deputado com as suas consultas Públicas pelo
    país todo poderá ser perdido sob a influência nefasta de Ongs baseadas em apoio
    político-financeiro de interesses estrangeiro.
    José Adalberto Silva
    Médico veterinário,Pecuarista,diretor da APROVA

  21. Durval Ribeiro de Gouveia Junior disse:

    Parabéns deputado Aldo Rebelo. Esperamos que a lei florestal seja aprovada como V. Excelência propos.

  22. Sônia de Pádua Cardoso Tardelli disse:

    Parabens dep.Aldo Rebelo!!!!!!!!!
    Agora já sei em quem votar para deputado federlal; continue lutando……..pq. o que temos assistido ate agora;`são politicos lutando para encherem cada vez mais seus bolsos…………
    A maioria das ONGS, financiadas por Europeus e Americanos..e por politicos brasileiros(comprados) querem “preservacao””do nosso meio ambiente,para que fiquemos dependente dos senhores feudais……….e ninguem ate agora, havia saido em nossa defesa……………
    Vamos unir e dar uma votacao macica ,para este ilustre representante, do produtor rural e, tb do povo brasileiro.

  23. Paulo Ney Jansen Branco disse:

    Com muita coragem e lucidez, o Deputado Aldo Rebelo defende o interesse dos brasileiros. Parabens Deputado.

  24. Luiz Sérgio Toledo disse:

    Eu nunca tinha ouvido uma autoridade dizer tantas verdades e com tanta tranquilidade.
    De uns 30 anos para cá comecei a sentir até sentir vergonha de ser produtor,não bastasse a discriminação e o preconceito que meus antecessores sofreram por serem da “Roça” .Os políticos demagogos nos colocaram como exploradores de trabalhadores,do meio ambiente e tudo mais que lhe pudessem render uns votinhos.
    Espero que toda classe Rural avance nas suas reenvindicações,aproveitando a clareira aberta pelo corajoso e sensato Dep. Aldo Rebelo.
    Me sinto mais forte e cidadão Brasileiro.
    Obrigado Deputado.

  25. João Paulo de Barros Rangel disse:

    gostaria de deixar meu Obrigado ao site beefpoint pelo artigo e principalmente ao Deputado Aldo Rebelo, por sua coragem e enfrentar um assunto tão espinhoso, porem de extrema importancia!
    A questão ambiental já deixou de ser modismo a muito tempo e é questão de sobrevivência humana, no entanto não deve e nem pode ser manipulada com finalidades eleitoreiras.Aqui na regiao litoranea do estado do Rio a dinâmica ambiental é de carater importantissimo para a permanencia da população local: se o nivel do Mar continuar a subir e as areas de vegetação remanescentes for erradicada definitivamente, o que será de Nós?
    Já sentimos problemas de falta de abastecimento hídrico, poluição do mananciais e outras mais agora, O que teremos que enfrentar no futuro, se não comecar-mos a mudar esse quadro???
    Sinceramente espero que continuem a pensar e principalmente a executarem as mudanças necessárias nquanto ainda temos tempo para tal, ou então sabe lá o que teremos de pagar pela omissão!
    Atenciosamente,
    J. Paulo

  26. Rogério Trevisoli disse:

    Me sinto melhor lendo estas declarações de pessoas iguais a mim. Até então me sentia peixe fora dágua, pois somos tratados como destruidores, malfeitores,preguicosos,escravocratas,etc.Me sinto mais fortalecido em produzir mais e melhor, sempre com respeito ao meio ambiente.Precisamos cada vez mais nos fortalecer e nos organizar. Precisamos de representantes justos, honestos, comprometidos com nossa causa e ao nosso País. Parabéns Deputado Aldo Rebelo.Que nós,nesta próxima eleição, saibamos identificar e eleger vários outros “Aldos Rebelo”, pelo País afora. Juntos e Oganizados podemos! Abraços a todos.

  27. Marcio Zago Santos disse:

    Parabens ao Deputado . Espero que tenhamos outros com a mesma opinião de devender esta classe.

  28. Marcelo Debastiani disse:

    Lembrem produtores.

    Políticos são seus representantes.

    A população de São Paulo teve o bom censo de eleger o Aldo.

    Se cada região fizesse o mesmo os interesses do setor produtivo seriam muito melhor atendidos.

    A eleição está aí.

    Façam suas escolhas.

    Estamos andando em direção a nos tornarmos uma venezuela e os produtores estão alheios ao processo.

    Elejamos novamente mais um governo populista e outro e outro.

    Gostamos mesmo de ouvir estórias.

    Reflitam.

  29. Celso Crespim Bevilaqua disse:

    Parabens a este ilustre brasileiro Aldo Rebelo tive a honra de apertar sua mao por duas vezes em meu estado Mato Grosso em minha cidade Alta Floresta e na capital Cuiaba durante a ENIPEC onde ele e o eterno ministro Alisson Puullinelli foram aplaudidos em pe pelos produtores que produzem para alimentar milhoes de pessoas pelo pais e pelo mundo afora.Se eu fosse eleitor do estado de Sao Paulo nao so votaria neste nobre brasileiro como faria campanha para ele continuar no congresso nacional defendendo nao so os produtores brasileiros mas todo o Brasil,voce amigo que seja eleitor do estado de S.P. se informe sobre este magnifico deputado que demostrou ser um imenso conhecedor do imenso territorio brasileiro e acima de tudo nacionalista . Saudacoes ruralistas a todos os produtores deste imenso Brasil.

  30. mauricio gomes de menezes disse:

    Gostaria de parabenizar o deputado pela materia e fazer um comentario a respeito, o produtor rural que ja luta contra todos os intemperes da natureza agora vem perder 20% de seu patrimonio, o qual vem trabalhando a muitos anos sem o direito se quer de uma indenização, acredito que a preservaçáo devia ser de responsabilidade da uniao, estado e municipios onde seria definido uma area de preservaçáo maior onde a reproduçao de animais da fauna brasileira ali se reproduzir e criar seu habitar e nao criar uma reserva em cada propriedade onde o produtor nao da conta de manter e nem reflorestar.
    Sera que os empresarios urbanos tambem vaõ perder 20% de sua propriedade para reserva ou so os produres que terão que pagar por tudo. Vamos pelo menos ser justo rearborisando tembem o perimentro urbano confiscando os 20% de cada residencia.

  31. dirceu fernandes disse:

    O deputado Aldo Rebelo, é um verdadeiro Brasileiro com “B” maiúsculo, sabe o que esta propondo com critério balanceado sempre equilibrando os dois lados sem abalar sua idoneidade de grande cidadão, O código florestal não podia deixar de sair do papel sem a mão do deputado, o povo brasileiro de todos os segmentos sem pestanar tem que estar super satisfeito com sua destemida coerencia, este é um individuo consciente de sua obrigação, Parabens ao deputado e todos que o auxiliaram neste trabalho arduo de muito valor a nossa geração e gerações futuras… Obrigado mesmo Deputado!!!!

plugins premium WordPress