Na Holanda, Novacki estreita relações comerciais e reforça qualidade da carne
2 de junho de 2017
Maggi: governo incentiva reabertura de frigoríficos
2 de junho de 2017

Agropecuária puxa economia brasileira

O crescimento de 13,4% do PIB da agropecuária no primeiro trimestre deste ano, em relação ao anterior, é a recuperação daquilo que perdemos no ano passado, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ao comentar o resultado do Produto Interno Bruno de janeiro a março, divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB do Brasil avançou 1% no período, na comparação com o quarto trimestre de 2016.

A agropecuária foi o principal destaque, tendo registrado a maior expansão em mais de 20 anos. Foi o maior crescimento desde o 4º trimestre de 1996. A safra recorde de grãos 2016/2017 ajudou a impulsionar o resultado. O clima favorável é o principal fator para o aumento da produção. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 232 milhões de toneladas de grãos neste ciclo agrícola.

De acordo com Maggi, o bom desempenho da agropecuária tem reflexos em todo a economia. “Indiretamente, a agricultura impulsiona a economia porque tem um volume maior de produção. Até com preços menores que o ano passado. Se tivéssemos mantido os mesmos preços do mercado internacional de 2016 com a produção que temos, talvez alcançássemos um crescimento em torno de 17%”.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress