Frigideira “inteligente” guia preparo perfeito de carnes
20 de novembro de 2014
Novas marcas de carne adicionam valor à raça Hereford na Austrália
20 de novembro de 2014

Agronegócio pode ter fatia menor do PIB em 2015

O cenário de incerteza do agronegócio pode levar o setor a perder, em 2015, o posto de sustentador do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, especialistas ainda divergem sobre o tamanho do impacto da cadeia agropecuária no PIB brasileiro no próximo ano.

A avaliação é de que a provável perda de renda do setor possa ser superada pela safra também recorde do País, o aumento da demanda global por alimentos, com destaque à proteína animal, bem como uma correção cambial, o que favoreceria as exportações em 2015.

Esses fatores freariam, ao menos em parte, o viés negativo que a maior oferta das principais commodities pode trazer, principalmente após a supersafra norte-americana. Além disso, o agronegócio deve seguir líder em competitividade e produtividade em relação aos outros setores da economia brasileira.

“A renda (do produtor) cairá, mas o PIB do agronegócio não necessariamente recuará”, disse Amaryllis Romano, sócia da Tendências Consultoria. Para ela, o clima pode trazer o impacto negativo, mas o câmbio, com a alta do dólar, deve ampliar a já elevada competitividade do País.

O coordenador do Cepea e professor da Esalq/USP, Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros avalia que o PIB do agronegócio deverá contribuir positivamente para o crescimento da economia do País em 2015, na esteira de um crescimento menor dos demais setores econômicos.

O diretor de pesquisa econômica da GO Associados, Fábio Silveira, espera um crescimento modesto para o PIB da agropecuária em 2015, com um impacto pequeno, mas positivo no PIB oficial do País. Na mesma linha, o PIB do agronegócio “não deve ter desempenho equivalente em 2015”.

Fonte: Exame, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress