Marfrig anuncia novo diretor-presidente
16 de janeiro de 2015
Valor da produção no campo subiu 2,6%, para R$ 463,9 bilhões
16 de janeiro de 2015

Agronegócio movimenta o mercado executivo

O setor de agronegócios no Brasil pode sofrer com eventuais adversidades climáticas, mas está menos sujeito às intempéries da economia. Responsável por mais de 20% do PIB do país, o segmento acena com boas perspectivas de trabalho para executivos neste ano, alimentadas em grande parte pela profissionalização das empresas. A busca por resultados melhores e a consequente necessidade de mão de obra qualificada – tanto na área corporativa como na operacional – para alcançar essas metas têm se intensificado nos últimos anos. O sócio da consultoria Flow Executive Finders, Thiago Pimenta, calcula que, em 2014, perto de 30% do resultado operacional da empresa veio do agronegócio, incluindo a infraestrutura e a logística de apoio ao setor.

Caroline Badra, sócia e consultora de recrutamento e seleção para a prática do agronegócio da Asap Recruiters, ressalta que o surgimento de vagas no segmento independe de fatores como eleições, política e situação econômica. A procura por executivos ganha força no Norte e Nordeste – em Estados como Bahia, Maranhão e Piauí -, e especialmente no Centro- Oeste, que respondeu por cerca de 30% das vagas do setor que a Asap trabalhou no ano passado. Por essa razão, a mobilidade é um quesito importante para os executivos que atuam nesse campo.

Para Jeffrey Abrahams, sócio-gerente da companhia de recrutamento de executivos Fesa, essa movimentação abre caminho para a contratação de CFOs, controllers e gerentes gerais.

Para Cristiano Soares, diretor financeiro e de relação com investidores da V-Agro, o setor prepara o profissional para situações que exigem jogo de cintura e flexibilidade.

A área de planejamento financeiro é uma das que estão aquecidas no agronegócio, na percepção de Alexandre Kalman, sócio da Hound Consultoria, especializada no recrutamento profissional para os departamentos de finanças e impostos.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress