Mercado Físico da Vaca – 10/10/08
10 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 13/10/08
14 de outubro de 2008

Aftosa: produtores do MS podem negociar dívidas

Cerca de 3.700 unidades familiares prejudicadas pelas medidas de contenção da febre aftosa adotadas em Mato Grosso do Sul em outubro de 2005 terão desconto sobre o saldo devedor, informou, em nota, o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Cerca de 3.700 unidades familiares prejudicadas pelas medidas de contenção da febre aftosa adotadas em Mato Grosso do Sul em outubro de 2005 terão desconto (rebate) de 95% sobre o saldo devedor vencido ou vencendo, informou, em nota, o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A medida vale para operações de custeio e investimento contratadas no âmbito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) até 31 de dezembro de 2005. O decreto 6.597, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, beneficia agricultores familiares que liquidarem as operações até 31 de dezembro de 2008.

A decisão contempla os municípios de Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Iguatemi e Itaquiraí, localizados na região do Cone-Sul, onde, em 2005, os agricultores familiares interromperam a atividade pecuária por causa dos casos de febre aftosa. Muitos tiveram que abater seu gado. A medida abrange operações contratadas direta ou indiretamente por bancos oficiais federais e bancos cooperativos, com recursos repassados ou equalizados pelo Tesouro Nacional, pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), ou com recursos controlados do crédito rural.

O diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar, João Luiz Guadagnin, explicou que, agora, o importante é que os agricultores familiares paguem o quanto antes os 5% da dívida e procurem o serviço de assistência técnica e extensão rural para a reconversão produtiva das unidades familiares. “É importante a reconversão desse agricultor para que inicie uma nova atividade que possibilite a geração de renda”.

A matéria é de Fabíola Salvador, da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress