Mercado Físico da Vaca – 10/11/10
10 de novembro de 2010
Mercados Futuros – 11/11/10
12 de novembro de 2010

Aftosa: Famato quer prorrogação da vacinação

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) quer a prorrogação do prazo de vacinação contra a febre aftosa, que termina no dia 30 deste mês, para o dia 15 de dezembro. De acordo com diretor de relações institucionais da Famato, Rogério Romanini, a medida atende solicitação dos produtores rurais que nos últimos dias entraram em contato com a entidade. "Eles relataram que estão tendo dificuldades com a vacinação. São vários os fatores que justificam essa prorrogação. Por exemplo, os animais foram muito castigados pelo longo período de seca no Estado e mesmo com as chuvas os pastos não tiveram tempo suficiente para se recomporem, retardando a recuperação do gado".

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) quer a prorrogação do prazo de vacinação contra a febre aftosa, que termina no dia 30 deste mês, para o dia 15 de dezembro.

De acordo com diretor de relações institucionais da Famato, Rogério Romanini, que protocolou o documento, nesta quarta-feira (10), junto ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), a medida atende solicitação dos produtores rurais que nos últimos dias entraram em contato com a entidade. “Eles relataram que estão tendo dificuldades com a vacinação. São vários os fatores que justificam essa prorrogação. Por exemplo, os animais foram muito castigados pelo longo período de seca no Estado e mesmo com as chuvas os pastos não tiveram tempo suficiente para se recomporem, retardando a recuperação do gado”.

Se por um lado as águas ajudam no crescimento de massa verde da pastagem, por outro, torna o manejo, de 27 milhões de cabeças, ainda mais dificultoso, acarretando em stress nos animais. O médico veterinário da Coordenadoria de Pecuária da Famato, Carlos Augusto Zanata, explica que só o fato de deslocar o rebanho com longas caminhadas dos pastos aos currais, e mantê-los presos por um longo período para a vacinação, poderá implicar em prejuízos. “O animal já está debilitado por falta de nutrientes, submetê-los a esse manejo seria imprudente”.

A Federação defende ainda que a comunicação após a vacinação, ao Indea, possa ser prolongada até o dia 31 de dezembro, o mesmo prazo praticado na região do Pantanal.

As informações são da Famato, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress