Atacado – 10/11/08
10 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 11/11/08
12 de novembro de 2008

Aftosa: Brasil 50 mil doses da vacina para a Bolívia

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido para o combate a Febre Aftosa, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), irão para a Bolívia nesta terça-feira (11/11) levar 50 mil doses de vacina contra a doença. O trabalho de apoio durante as campanhas de vacinação na Bolívia, especialmente na região de fronteira com o Estado, já vem sendo realizado há mais de 10 anos pelo Fefa e pela Famato, com bons resultados.

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido para o combate a Febre Aftosa, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), irão para a Bolívia nesta terça-feira (11/11) levar 50 mil doses de vacina contra a doença. A doação será feita para a Associação de Criadores de Gado de San Matias (Agasan) e a meta é garantir a imunização de 100% do rebanho da província, que gira em torno de 140 mil cabeças de bovinos. Os principais beneficiados são os pequenos e médios pecuaristas da região.

“Para nós é importante garantir a sanidade animal nesta região da Bolívia para a proteção do nosso próprio rebanho, uma vez que, muitos municípios mato-grossenses estão na fronteira seca com municípios bolivianos”, afirmou Zeca D’Ávila, presidente do Fefa.

O trabalho de apoio durante as campanhas de vacinação na Bolívia, especialmente na região de fronteira com o Estado, já vem sendo realizado há mais de 10 anos pelo Fefa e pela Famato, com bons resultados. Em 2003, a região de San Matias foi reconhecida pela Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE), como área livre de aftosa com vacinação.

Se por um lado, a Bolívia precisa deste apoio logístico do Brasil, por outro, o Brasil necessita de segurança quanto à sanidade animal dentro do território boliviano, especialmente agora que Mato Grosso está com 100% de seu território liberado para exportação. Por isso, a colaboração que vem sendo viabilizada há mais de uma década, tem o reconhecimento internacional como exemplo de bom relacionamento entre os países.

“Nós precisamos manter o rebanho dos dois países no mesmo status no que se refere à sanidade animal, já que o nosso objetivo é futuramente ter a comercialização destes animais dê forma livre e segura no Brasil e na Bolívia. Este é um comércio que com certeza irá existir se o trabalho de sanidade continuar sendo feito de forma responsável como tem sido desenvolvido até agora”, destacou Eduardo Alves Ferreira Neto, diretor da Famato.

As informações são da Famato.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress