Mercado Físico da Vaca – 11/01/11
11 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 12/01/11
13 de janeiro de 2011

Adubação de Pastagens: conceitos essenciais

A degradação das pastagens e a nutrição inadequada da planta forrageira são uns dos principais responsáveis pela baixa produtividade da atividade pecuária a pasto. O Curso Online Produção de Gado de Corte: conceitos técnicos e econômicos, será ministrado por Ricardo C. D. Goulart, engenheiro agrônomo e doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela Esalq/USP, e tem início marcado para o dia 17 de fevereiro de 2011.

A degradação das pastagens e a nutrição inadequada da planta forrageira são uns dos principais responsáveis pela baixa produtividade da atividade pecuária a pasto.

Diante do ritmo em que as pastagens entram em degradação, as sucessivas reformas promovidas pelo pecuarista, mesmo alternando as espécies forrageiras introduzidas nas áreas, vão progressivamente diminuindo a capacidade de suporte da propriedade e, consequentemente a rentabilidade do sistema, o que desestimula os produtores a se manterem na atividade pecuária.

Por isso, melhorar a eficiência do pastejo, eliminando perdas por rejeição ou pisoteio, é um dos principais fatores que o produtor deve observar quando aduba a pastagem.

Aplicar as técnicas corretas de adubação afeta diretamente a quantidade e qualidade da forragem produzida e ofertada ao rebanho, aumentando a eficiência de produção de carne e leite a pasto. Aprenda a importância da exploração intensiva de sistemas pecuários a pasto e aspectos importantes a serem ponderados antes da adoção dessa técnica.

O Curso Online Adubação de Pastagens: conceitos essenciais, será ministrado por Ricardo C. D. Goulart, M.Sc., engenheiro agrônomo e doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela Esalq/USP, e tem início marcado para o dia 17 de fevereiro de 2011.

Este curso trará informações sobre conceitos essenciais para garantir o sucesso da adubação de pastagens, ensinando aos alunos como aumentar o índice produtivo da pastagem por meio da adubação, garantindo a perenização da espécie forrageira, eliminando a necessidade de constantes reformas e garantindo o aumento da produtividade.

Para facilitar o aprendizado e melhorar a discussão sobre os assuntos abordados, os temas serão divididos em 5 módulos:

• Módulo 1: Importância da exploração intensiva de sistemas pecuários a pasto e aspectos importantes a serem ponderados antes da adoção dessa técnica

• Módulo 2: Conceitos básicos de fertilidade do solo, amostragem e interpretação de análise do solo

• Módulo 3: Uso de corretivos agrícolas e adubação nitrogenada e sulfatada em pastagens

• Módulo 4: Adubação fosfatada e potássica em pastagens

• Módulo 5: Micronutrientes, reciclagem de nutrientes e fatores determinantes do sucesso da adubação de pastagens

Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever!

0 Comments

  1. Moacyr Bernardino Dias-Filho disse:

    Sem dúvida o assunto é muito importante. No entanto, devemos estar atentos para o fato de que nem sempre a degradação de pastagens está relacionada a baixa fertilidade do solo.

plugins premium WordPress