Categories: Pastagens

Adubação com nitrogênio pode ser reduzida ao longo dos anos

A intensificação do uso de pastagens em sistemas de produção animal reduz a pressão pela abertura de novas áreas e o potencial de desflorestamento, aumentando a possibilidade de preservação ambiental. Pode ainda tornar a pecuária mais competitiva diante de outras alternativas de uso do solo, especialmente nas regiões de terras mais valorizadas como a Sudeste.

A adubação nitrogenada é uma das principais técnicas utilizadas para a intensificação do uso de pastagens tropicais. Primavesi et al. (2008) desenvolveram um estudo para determinar a quantidade de nitrogênio a ser utilizada para alcançar elevada produtividade de forragem em pastagem de capim-braquiária (Brachiaria decumbens). O experimento foi realizado em área de capim-braquiária formada há 25 anos em solo do tipo latossolo vermelho-amarelo distrófico. Foram testadas as combinações entre duas fontes e duas doses de nitrogênio e duas doses de calcário. As doses anuais de N para máxima produção de forragem foram estimadas em 662 kg/ha (132 kg/ha por aplicação de N), 553 kh/ha (111 kg/ha por aplicação de N) e 467 kg/ha (94 kg/ha por aplicação de N), no primeiro, segundo e terceiro ano, respectivamente (Primavesi et al., 2008).

Com base nestes resultados, os autores concluíram que há uma redução de 10 a 15% na necessidade de aplicação anual de nitrogênio, com estabilização da dose após cerca de 7 anos de adubação intensiva (Gráfico 1).

Gráfico 1. Curva de decréscimo de necessidade de N ao longo dos anos em pastagem de Brachiaria decumbens. A equação linear sugere a possibilidade de redução anual de 98 kg/ha de N (ou 19,5 kg/ha por aplicação de N), ao longo de 6,2 anos (equação quadrática), para se manter a produção máxima.


Com base nos resultados obtidos, Primavesi et al. (2008) recomendam a aplicação de 100 kg/ha de N, por período de pastejo nos primeiros dois anos. No anos seguintes, os autores sugerem que a dose de nitrogênio seja reduzida em 10% ao ano, até o sétimo ano. Os autores recomendam ainda que seja feita a análise dos teores de nitrogênio na forragem; valores acima de 20 a 24 mg/kg de nitrogênio indicariam a necessidade de redução da dosagem de nitrogênio e valores abaixo, a necessidade de manter a dose do ano anterior.

Comentário

Áreas de pastagem extensivas, de modo geral, apresentam baixos teores de matéria orgânica no solo. Com a adubação e ajuste do manejo, inicia-se um processo de recuperação das propriedades físicas e químicas do solo, inclusive com o aumento dos teores de matéria orgânica. A redução da necessidade de aplicação de nitrogênio ao longo dos anos pode ser decorrente da intensa imobilização inicial de nitrogênio pela biomassa microbiana e sua posterior liberação, após a estabilização do nível de matéria orgânica do solo. Os resultados obtidos por Primavesi et al. (2008) mostram que as doses de aplicação de nitrogênio podem ser reduzidas ao longo dos anos. Novos estudos com outras espécies e por períodos mais longos são necessários para se confirmar as recomendações dos autores.

PRIMAVESI, O.; CORRÊA, L.A.; FREITAS, A.R.; PRIMAVESI, A.C. Calagem superficial em pastagem de Brachiaria decumbens cv. Basilisk sob adubação nitrogenada intensa. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2008. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento / Embrapa Pecuária Sudeste, 15) (acesso: http://www.cppse.embrapa.br/080servicos/070publicacaogratuita/boletim-de-pesquisa-desenvolvimento/Boletim15.pdf/view)

This post was published on 2 de junho de 2008

Share

Recent Posts

Rafael Tardáguila: Oferta de carne deve se adequar à menor demanda

A demanda por carne bovina cairá devido à recessão global, mas a oferta está se… Read More

29 de maio de 2020

Covid-19 infectou mais de 3 mil funcionários de frigoríficos nos EUA, diz sindicato

Mais de 3 mil funcionários de frigoríficos dos Estados Unidos testaram positivo para Covid-19 e… Read More

29 de maio de 2020

Carne bovina: mercado interno continua incerto e exportações seguem firmes

Com a baixa de oferta de animais, algumas indústrias estão oferecendo mais pela arroba do… Read More

29 de maio de 2020

Produção de carne bovina deve cair, diz Rabobank

O mais novo relatório do Rabobank indicou que a produção de carne bovina brasileira deve… Read More

29 de maio de 2020

Boi gordo: China pede renegociação à exportadoras de carne

A retração da procura pelas principais proteínas animais no mercado atacadista de São Paulo foi… Read More

29 de maio de 2020

JBS vai pedir aval do governo de SC para sacrificar 650 mil frangos

A JBS vai protocolar na Secretaria de Agricultura e no órgão ambiental de Santa Catarina… Read More

29 de maio de 2020