RS: indústria preocupada com impacto das vendas interestaduais de terneiros
5 de fevereiro de 2014
Preço na exportação recua em janeiro, mas volume e faturamento sobem
5 de fevereiro de 2014

Adotamos a ideia do: “economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto” – Vinicius Scaramussa [Fazenda São Luiz]

bem-estar animal tem sido preocupação crescente entre pesquisadores, produtores e consumidores de todo o mundo que passaram a exigir com maior intensidade uma conduta humanitária no tratamento dos animais, no que diz respeito à produção, transporte e abate.

Assim, para mostrar o que está acontecendo de mais atual no Brasil e no mundo frente a área de bem-estar animal, na cadeia produtiva bovina, o BeefPoint preparou algumas entrevistas com diversos pecuaristas que já adotam medidas de manejo que visam as boas práticas de manejo, compartilhando casos de sucesso na pecuária de corte.

Confira abaixo, o caso de sucesso da Fazenda São Luiz, da família Scaramussa, que faz parte do Projeto Pecuária Verde, desenvolvido pelo Sindicato Rural de Paragominas, Pará:

0160

Marcus Vinicius Cypriano Scaramussa é formado em Administração com Gestão em Agronegócio pelo Instituto de Estudo Superior da Amazônia (ESAM). Se formou no final de 2008, fez MBA em Gestão Empresarial, e trabalha em um empresa familiar, aonde ajuda seu pai, Osmar Scaramussa, a administrar os negócios, cujo foco é o trabalho com pecuária de corte, agricultura e reflorestamento.

Seu pai veio do Espírito Santo para o Pará na década de 80 para mexer com uma madeireira, e com sabia que um dia ia ter que sair desse mercado, por ser uma atividade extrativista, então logo começou a investir na pecuária. Assim, Marcus Vinicius foi criado desde cedo em constante contato com a fazenda e foi se apaixonado pela atividade.

0032

BeefPoint: Por favor, conte sobre o trabalho que vem desenvolvendo na área de bovinocultura de corte e bem-estar animal na sua propriedade.

Vinicius Scaramussa: Por estarmos no Projeto Pecuária Verde, estamos recebendo consultoria do professor Mateus Paranhos da Costa – bem-estar animal, Moacyr Corsi – manejo do gado e do professor Ricardo Ribeiro – meio-ambiente, no qual recebemos diversos treinamentos nessas áreas para deixar nossa fazenda, produtiva, bem vista pelos nossos clientes (frigoríficos, compradores exportadores de gado em pé, dentre outros), e para estarmos dentro das normas, ou seja “regular” perante aos órgãos fiscalizadores, tais como o Ibama e Secretária do Meio Ambiente.

Enfim, adotar aquela conhecida ideia do, “economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto”, então tivemos que adotar diversas ações para “ajustar” nossa propriedade.

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.51.58

BeefPoint: Quais técnicas/práticas você desempenha em sua fazenda que resultou em bons resultados, quando o tema é bem-estar animal?

Vinicius Scaramussa: Muitos treinamentos, como:

  • condução dos animais dos pastos para o curral
  • manejo dentro do curral
  • apartação lado a lado
  • uso de bandeiras

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.54.11

A Fazenda São Luiz trabalha com recria e engorda de machos, os bezerros vem de outras propriedades, que também são nossas e logo tivemos que também fazer treinamentos nestas, principalmente relacionado a apartação dos bezerros, no qual era um dos nossos principais gargalos, e ai começamos a desenvolver a apartação lado a lado, e estamos colhendo ótimos resultados.

BeefPoint: Conte pra nós qual a aceitabilidade de sua equipe quanto às técnicas de bem-estar animal? Como é feito o treinamento de seus funcionários?

Vinicius Scaramussa: Como toda mudança no início os vaqueiros duvidaram um pouco do manejo no curral, por exemplo, acharam que não ia dar certo, mas com o tempo foram percebendo que o trabalho era realizado de maneira mais rápida e menos cansativa tanto para eles, vaqueiros, como para os animais.

Hoje em dia, quando vão pessoas de outros lugares para a nossa fazenda e eles observam que esta pessoa está trabalhando de forma errada eles logo comentam entre eles e buscam corrigir, pois perceberam a importância das técnicas do bem-estar na fazenda.

No início, a equipe do professor Mateus Paranhos da Costa, em especial, o Adriano Gomes, ia pra fazenda todo mês, chegando a ir até umas 5 vezes ao mês, para verificar os trabalhos dos vaqueiros e dar um contínuo feedback aos mesmo, e hoje em dia o período entre as visitas se estenderam, embora sempre que vejo uma necessidade em especial, de imediato os chamo para ir até a fazenda.

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.54.02

BeefPoint: Quais instalações de sua propriedade são adequadas para as técnicas de bem-estar?

Vinicius Scaramussa: Melhoramos nossas estruturas de curral, o que nos permitiu aumentar nosso desempenho, demos melhores condições para nossos vaqueiros e diminuímos o estresse sofrido pelos animais que passam por este.

Também melhoramos as casas dos vaqueiros, alojamento para os colaboradores de serviços gerais, fazendo com que os mesmos trabalhem mais satisfeitos.

Fizemos corredores para facilitar a condução dos animais dentro da fazenda, aumentamos o número de cochos, para ter uma maior disponibilidade de sal mineral para os bois e construímos tanques de água, facilitando o acesso a aguada.

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.53.47

BeefPoint: Por que decidiu adotar medidas de bem-estar animal em sua propriedade? Teve o apoio de alguma empresa e/ou profissional da área?

Vinicius Scaramussa: Decidimos adotar medidas de bem-estar em nossa propriedade pela relevância que esse tema tem em uma propriedade, pois percebemos que teríamos que aumentar nossa produtividade e oferecer melhores condições de trabalho para nossos vaqueiros.

BeefPoint: O que a sua propriedade difere das demais? As que utilizam boas práticas de manejo e as que não utilizam?

Vinicius Scaramussa: Nossa propriedade difere das demais pela alta produtividade. Fizemos várias estruturas que dessem plenas condições para nossos colaboradores trabalharem em condições satisfatórias. Além do mais, temos tamanho cuidado com o manejo do gado e com o capim. Também adotamos uma série de medidas para nos adaptarmos ao Código Florestal.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas que pretendem praticar técnicas relacionadas ao bem-estar animal?

Vinicius Scaramussa: Não pensem duas vezes, façam! Os resultados logo aparecerão, e cada vez mais vocês vão querer adotar técnicas que ajudem o manejo na fazenda, muitas das vezes são pequenas coisas que precisarão mudar para colher ótimo frutos.

Confira algumas imagens da Fazenda São Luiz:

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.51.50

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.52.15

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.52.26

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.51.38

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.52.47

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.52.37

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.53.14

Captura de Tela 2014-01-30 às 14.53.26

Comentário BeefPoint:

Se você também quiser compartilhar seu caso de sucesso na área de bem-estar animal, ou conhece alguma fazenda destaque para entrevistarmos, nos envie um comentário com seu nome e e-mail; bem como o nome da fazenda e região, e e-mail da mesma!

1 Comment

  1. Melisa disse:

    Realizamos também um trabalho com as mulheres da comunidade (Horta comunitária) reciclamos o lixo da fazenda, damos palestra com dentista para os filhos dos nossos funcionários, fazemos curso de culinária para mães e crianças com intuito de ensiná-los a utilizar melhor os derivados do leite, as frutas, os ovos e a importância de uma alimentação saudável.

plugins premium WordPress