1º Leilão de Bezerros Agro Santa Bárbara venderá 10.000 bezerros de corte de sua criação, no dia 27 de agosto, em Redenção (PA)
19 de agosto de 2011
Comissão aprova suspensão de pagamento do Funrural para produtores rurais
22 de agosto de 2011

Aditivos associados à cana-de-açúcar in natura e ensilada

Dependendo de decisões estratégicas, a cana-de-açúcar pode ser utilizada para a alimentação animal na forma de silagem ou in natura. Nas duas formas, a utilização de aditivos pode trazer diversos benefícios.

Dependendo de decisões estratégicas, a cana-de-açúcar pode ser utilizada para a alimentação animal na forma de silagem ou in natura. Nas duas formas, a utilização de aditivos pode promover melhoras no processo fermentativo e na deterioração aeróbia (no caso da ensilagem), na frequência de cortes (in natura, no consumo voluntário, na digestibilidade, no desempenho animal.

O uso mais tradicional da cana-de-açúcar baseia-se no corte diário e fornecimento imediato da forragem fresca aos animais. A aplicação de aditivos químicos imediatamente após a colheita da forragem seguida de armazenamento em ambiente protegido, permite que se utilize o material cortado por um período mais longo, reduzindo-se a frequência de cortes e a necessidade de mão de obra e equipamentos. A utilização desses aditivos também pode ter implicações no valor nutritivo da forragem oferecida, uma vez que possuem ação hidrolítica sobre a parede celular das partículas de cana picada, alterando a composição da porção fibrosa.

A silagem de cana-de-açúcar pode se justificar pelo benefício logístico em comparação ao fornecimento in natura que exige operações de corte frequentes ao longo do período em que é utilizada. Para a silagem de cana a utilização de aditivos químicos e/ou inoculante é indispensável para evitar perdas qualitativas e quantitativas durante o processo de fermentação e após a abertura do silo. Sem essa adição, a ensilagem de cana-de-açúcar resulta em produtos de baixa qualidade, devido ao intenso desenvolvimento de leveduras e grande produção de etanol.

Para saber mais sobre esse assunto e as particularidades da utilização de aditivos associados a cana-de-açúcar in natura ou ensilada para a alimentação do rebanho, participe do Curso Online Cana-de-Açúcar para Alimentação Animal: produção, balanceamento de rações e desempenho, que terá início no dia 14 de setembro.

Os instrutores desse curso serão:
Thiago Fernandes Bernardes, Engenheiro Agrônomo pela UFLA. Mestre e Doutor em Produção Animal pela UNESP/Jaboticabal. Doutorado pela University of Turin (Itália) e pós-doutorado pela ESALQ/USP. Professor da UFLA.

Rafael Camargo do Amaral, Zootecnista pela UNESP/Jaboticabal, mestre e doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP, trabalhando na área de conservação de forragens e nutrição de ovinos e bovinos.

Patrick Schmidt, Zootecnista, Dr., Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, e editor do Portal da Ensilagem.

Gustavo Rezende Siqueira, Zootecnista pela UFLA, Doutor em Zootecnia pela UNESP/Jaboticabal, Pesquisador da APTA, Professor da UNESP/Jaboticabal. Especialista em nutrição e produção de bovinos, suplementação e conservação de forragens

Conheça a Programação Completa deste curso e inscreva-se agora mesmo!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress