Categories: Novidades

Aditivo nutracêutico (Megalac-E®) aumenta nível de progesterona em vacas Nelore submetidas à IATF maximizando resultados de prenhez

Estudo científico realizado no Brasil em vacas de corte publicado no Journal da American Society of Animal Science – uma das publicações mais importante na área de saúde animal no mundo – revela que vacas suplementadas com Megalac-E® após Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) ou ao final do protocolo de sincronização de receptoras de embriões in vitro aumenta em média 10 pontos percentuais a taxa de prenhez em gado de corte.

Este trabalho pioneiro e inovador foi desenvolvido pela médica veterinária mestre em produção animal Catarina Nobre Lopes, sob orientação do professor José Luiz Moraes Vasconcelos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O estudo foi realizado durante os últimos 3 anos, em mais de 5800 vacas, a grande maioria da raça Nelore, entre elas primíparas e multíparas, em quatro fazendas de referência da região do Mato Grosso do Sul e uma do Mato Grosso.

Segundo Catarina o excelente resultado do estudo se dá porque o Megalac-E®, um aditivo nutracêutico com alta quantidade de Ácidos Graxos Essenciais (AGE), como o Ômega 6 (Ácido linoléico) e Ômega 3 (Ácido linolênico), aumenta a concentração de progesterona, hormônio que está diretamente associado ao aumento de taxa de prenhez, devido ao estímulo do desenvolvimento do embrião. O estudo comprova o aumento da progesterona nas vacas suplementadas com o Megalac-E®.

“Em vacas suplementadas com dietas isoenergéticas o grupo Megalac-E® teve em média 10 pontos percentuais a mais de taxa de prenhez em relação ao grupo controle suplementado com gordura bypass com a mesma energia, mas com baixa quantidade de AGE” menciona Catarina. Ela complementa que, é importante suplementar a vaca a partir do dia da inseminação até 28º dia, a fim de manter os níveis altos de progesterona para assegurar a sobrevivência do embrião, pois neste período ocorre o desenvolvimento do mesmo e o reconhecimento materno fetal.

Este trabalho é o primeiro a mostrar resultados com suplementação com Megalac-E® em reprodução em gado corte com efeitos positivos na taxa de prenhez, comenta Tatiana Araújo, gerente de nutrição animal e médica veterinária da QGN – Arm & Hammer® (a Church & Dwight Company). Além disso, ela enfatiza que é o único produto no Brasil com comprovação científica na área de reprodução animal e reconhecimento internacional. “A empresa continua investindo em pesquisa para consolidar estes resultados e para obter melhores informações sobre o mecanismo de ação dos ômegas 3 e 6, para disponibilizar a melhor tecnologia possível para os produtores”, conclui Tatiana Araújo.

O Megalac-E® traz um conceito inovador em reprodução em gado de corte. A QGN – Arm & Hammer® (a Church & Dwight Company) traz uma solução de alta tecnologia para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho, garantindo maior retorno sob o investimento.

Sobre o Megalac-E®

O Megalac-E® (Gordura bypass rica em ômegas 3 e 6) comprovadamente supre todas as necessidades energéticas, não atendidas pelo restante da dieta, e de Ácidos Graxos Essenciais (AGE), como o Ômega 6 (Ácido Linoléico) e Ômega 3 (Ácido Linolênico). Vale ressaltar que, esses ácidos graxos essenciais têm resultados comprovados na maximização da eficiência reprodutiva dos animais.

O produto faz parte da tradição e confiabilidade da marca comercial MEGALAC®, que há mais de 20 anos é sinônimo de qualidade em gorduras protegidas ruminais devido aos resultados obtidos com a sua utilização em mais de 35 países na suplementação energética de milhões de cabeças de gado.
O Megalac-E® é produzido e comercializado sob rígidas especificações técnicas e de controle de qualidade nas instalações da QGN localizada em Nova Ponte (MG). O produto é encontrado em embalagens de 25 kg e tem como níveis de garantia 85% (mínimo) de extrato etéreo e cálcio entre 7,5% a 10,2%. O Perfil de ácidos graxos essenciais do Megalac-E® contém em torno de 42% de Ômega 6 (Ácido Linoléico) e 3% de Ômega 3 (Ácido Linolênico).

Química Geral do Nordeste – QGN

A Química Geral do Nordeste – QGN produz e comercializa produtos químicos, entre eles: Bicarbonato de Sódio, Sais de Bário e Sal Cálcico de Ácidos Graxos de Cadeia Longa (Megalac-E®). Além disso, possui uma unidade de negócios na área de Consumo que comercializa ceras depilatórias com a marca DEPIROLL®. A QGN é líder de mercado em todos os produtos de sua linha de fabricação. Grande parte dos seus clientes são empresas multinacionais conhecidas no mercado. Em junho de 1997, a QGN associou-se à empresa Church & Dwight Co. Inc., o maior produtor mundial de bicarbonato de sódio. A empresa é especialista em desenvolver aplicações industriais e de consumo final neste produto e de outros que são comercializados com a marca ARM & HAMMER®. Em 2002, a Church & Dwight passou a deter 99% do controle acionário da Química Geral do Nordeste S/A.

Share

Recent Posts

Depois do AgroTalento, conheço meu faturamento e meus custos

Tarso Lang é natural de Santiago e é engenheiro agrícola.. Sua fazenda se localiza no município de Itacurubi. Sua relação… Read More

19 de fevereiro de 2020

Minerva Foods lucrou R$ 243 milhões no quarto trimestre

Impulsionada pela forte demanda asiática - especialmente da China -, a Minerva Foods reportou ontem um lucro líquido de R$… Read More

19 de fevereiro de 2020

Relatório do INAC mostrou que 18 de 25 frigoríficos uruguaios tiveram perdas em 2019

Em uma reunião tripartida realizada quinta-feira entre a indústria frigorífica e a Federação dos Trabalhadores da Carne e Afins (Foica),… Read More

19 de fevereiro de 2020

Crescente comércio de carne bovina da América do Sul tropeça por coronavírus

Os exportadores de carne da América do Sul, entre os maiores beneficiários de uma doença que mata porcos na China,… Read More

19 de fevereiro de 2020

Maturatta Friboi protagoniza churrasco que entra para o Guinness Book

Vinte e três mil porções de carne bovina servidas em oito horas. Essa é a marca que levou o BBQ… Read More

19 de fevereiro de 2020

JBS anuncia acordo para aquisição da Empire Packing nos Estados Unidos

A JBS S.A. comunicou que sua subsidiária indireta JBS USA celebrou um acordo de aquisição de participação acionária com a… Read More

19 de fevereiro de 2020