Mercado Físico da Vaca – 24/11/09
24 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 25/11/09
26 de novembro de 2009

Aditivo nutracêutico (Megalac-E®) aumenta nível de progesterona em vacas Nelore submetidas à IATF maximizando resultados de prenhez

Estudo científico realizado no Brasil em vacas de corte publicado no Journal da American Society of Animal Science – uma das publicações mais importante na área de saúde animal no mundo – revela que vacas suplementadas com Megalac-E® após Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) ou ao final do protocolo de sincronização de receptoras de embriões in vitro aumenta em média 10 pontos percentuais a taxa de prenhez em gado de corte.

Este trabalho pioneiro e inovador foi desenvolvido pela médica veterinária mestre em produção animal Catarina Nobre Lopes, sob orientação do professor José Luiz Moraes Vasconcelos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O estudo foi realizado durante os últimos 3 anos, em mais de 5800 vacas, a grande maioria da raça Nelore, entre elas primíparas e multíparas, em quatro fazendas de referência da região do Mato Grosso do Sul e uma do Mato Grosso.

Segundo Catarina o excelente resultado do estudo se dá porque o Megalac-E®, um aditivo nutracêutico com alta quantidade de Ácidos Graxos Essenciais (AGE), como o Ômega 6 (Ácido linoléico) e Ômega 3 (Ácido linolênico), aumenta a concentração de progesterona, hormônio que está diretamente associado ao aumento de taxa de prenhez, devido ao estímulo do desenvolvimento do embrião. O estudo comprova o aumento da progesterona nas vacas suplementadas com o Megalac-E®.

“Em vacas suplementadas com dietas isoenergéticas o grupo Megalac-E® teve em média 10 pontos percentuais a mais de taxa de prenhez em relação ao grupo controle suplementado com gordura bypass com a mesma energia, mas com baixa quantidade de AGE” menciona Catarina. Ela complementa que, é importante suplementar a vaca a partir do dia da inseminação até 28º dia, a fim de manter os níveis altos de progesterona para assegurar a sobrevivência do embrião, pois neste período ocorre o desenvolvimento do mesmo e o reconhecimento materno fetal.

Este trabalho é o primeiro a mostrar resultados com suplementação com Megalac-E® em reprodução em gado corte com efeitos positivos na taxa de prenhez, comenta Tatiana Araújo, gerente de nutrição animal e médica veterinária da QGN – Arm & Hammer® (a Church & Dwight Company). Além disso, ela enfatiza que é o único produto no Brasil com comprovação científica na área de reprodução animal e reconhecimento internacional. “A empresa continua investindo em pesquisa para consolidar estes resultados e para obter melhores informações sobre o mecanismo de ação dos ômegas 3 e 6, para disponibilizar a melhor tecnologia possível para os produtores”, conclui Tatiana Araújo.

O Megalac-E® traz um conceito inovador em reprodução em gado de corte. A QGN – Arm & Hammer® (a Church & Dwight Company) traz uma solução de alta tecnologia para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho, garantindo maior retorno sob o investimento.

Sobre o Megalac-E®

O Megalac-E® (Gordura bypass rica em ômegas 3 e 6) comprovadamente supre todas as necessidades energéticas, não atendidas pelo restante da dieta, e de Ácidos Graxos Essenciais (AGE), como o Ômega 6 (Ácido Linoléico) e Ômega 3 (Ácido Linolênico). Vale ressaltar que, esses ácidos graxos essenciais têm resultados comprovados na maximização da eficiência reprodutiva dos animais.

O produto faz parte da tradição e confiabilidade da marca comercial MEGALAC®, que há mais de 20 anos é sinônimo de qualidade em gorduras protegidas ruminais devido aos resultados obtidos com a sua utilização em mais de 35 países na suplementação energética de milhões de cabeças de gado.
O Megalac-E® é produzido e comercializado sob rígidas especificações técnicas e de controle de qualidade nas instalações da QGN localizada em Nova Ponte (MG). O produto é encontrado em embalagens de 25 kg e tem como níveis de garantia 85% (mínimo) de extrato etéreo e cálcio entre 7,5% a 10,2%. O Perfil de ácidos graxos essenciais do Megalac-E® contém em torno de 42% de Ômega 6 (Ácido Linoléico) e 3% de Ômega 3 (Ácido Linolênico).

Química Geral do Nordeste – QGN

A Química Geral do Nordeste – QGN produz e comercializa produtos químicos, entre eles: Bicarbonato de Sódio, Sais de Bário e Sal Cálcico de Ácidos Graxos de Cadeia Longa (Megalac-E®). Além disso, possui uma unidade de negócios na área de Consumo que comercializa ceras depilatórias com a marca DEPIROLL®. A QGN é líder de mercado em todos os produtos de sua linha de fabricação. Grande parte dos seus clientes são empresas multinacionais conhecidas no mercado. Em junho de 1997, a QGN associou-se à empresa Church & Dwight Co. Inc., o maior produtor mundial de bicarbonato de sódio. A empresa é especialista em desenvolver aplicações industriais e de consumo final neste produto e de outros que são comercializados com a marca ARM & HAMMER®. Em 2002, a Church & Dwight passou a deter 99% do controle acionário da Química Geral do Nordeste S/A.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress