Categories: Giro do Boi

Acrimat: projeto deve melhorar a gestão da pecuária

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) lançará durante o Evento Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) o Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – GPS.

Esse programa vai possibilitar que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. A meta da Acrimat é de implantar este ano, o Programa em 100 fazendas voluntárias, com acompanhamento técnico e em total sigilo dos dados, para aplicar esse novo modelo e gestão. O GPS será entregue ao produtor em forma de planilha, para ser preenchida durante 12 meses. O trabalho vai identificar os índices zootécnicos e econômicos de referencia para os sistemas de produção utilizados nas diferentes regiões de Mato Grosso. “Esses índices diagnosticados serão posteriormente comparados aos índices de referencia encontrados na literatura”, explica o Peter Wilhelms, consultor de agronegócios da Acrimat e um dos idealizadores do programa.

O médico veterinário Aristides Maruri, que também participou da elaboração do GPS, explica que “na cartilha constam informações que irão possibilitar o levantamento dos dados do rebanho no decorrer do ano. Assim, será possível identificar os valores do estoque de gado, número de animais vendidos, mortos, comprados e transferidos de categoria. Destes dados se originarão os índices zootécnicos financeiros como taxa de mortalidade, taxa de desmame, estoque de gado mensal; taxa de venda; diferencial de inventário do rebanho”.

“Esse trabalho já vinha sendo pensado há muito tempo, mas sem sucesso, pois não se conseguia encontrar a linguagem certa para atender as necessidades dos produtores, que estão em diferentes níveis. O objetivo da Acrimat é aumentar a produtividade na pecuária, possibilitar uma gestão simples e de sucesso, para que a atividade se torne mais eficiente e sustentável”, comentou o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari.

O GPS já está sendo apresentado aos pecuaristas de Mato Grosso, através de reuniões nas regiões pólos de Mato Grosso. “Estamos fazendo reuniões com os pecuaristas e identificando aqueles que querem participar do programa. A aceitação está sendo muito boa e acreditamos no sucesso do projeto”, comentou o médico veterinário gerente de projetos da Acrimat, Leonardo Assad.

Das 140 mil propriedades rurais registradas em Mato Grosso, 110 mil estão voltadas para a pecuária de corte. O levantamento que será feito através do GPS, vai possibilitar desenvolver ações que tornem a atividade mais rentável. “A pecuária de corte é uma atividade muito complexa, tanto no que se refere à administração da porteira para dentro como da porteira para fora. Temos que proporcionar ao produtor ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa tão importante”, ressaltou Vacari. Ele explica, que ao final de 12 meses, “os produtores que participam desse trabalho inicial, irão receber um relatório e uma consultoria, identificando os gargalos da atividade e quais ações devem ser promovidas para torná-la mais eficiente. Tudo isso sem nenhum custo para o pecuarista e com sigilo absoluto dos dados”.

A ferramenta de gestão é uma necessidade do setor, que foi identificada no levantamento do “Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Corte”, realizado em 2007, envolvendo profissionais, técnicos e consultores, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), financiada pelo Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov).

Oficialmente o Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – GPS – será lançado no dia 05 de maio, às 14 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, durante o Enipec, que acontece de 3 a 5 de maio.

As informações são da Acrimat, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 28 de abril de 2010

Share

Recent Posts

Uruguai estuda protocolo para incluir gado terminado com grãos na Cota Hilton

Membros do setor privado uruguaio e do Poder Executivo estão estudando a possibilidade de solicitar… Read More

8 de julho de 2020

Produção de grãos no país deve chegar a 251,4 milhões de toneladas impulsionada pela colheita de milho e soja

A produção brasileira de grãos deverá ser de 251,4 milhões de toneladas na safra 2019/2020.… Read More

8 de julho de 2020

Exportação de carne bovina dos EUA atinge em maio menor nível mensal em 10 anos

As exportações de carne bovina e suína dos Estados Unidos caíram em maio, refletindo, em… Read More

8 de julho de 2020

Marfrig lança programa de apoio a pequenos restaurantes

A brasileira Marfrig, segunda maior indústria de carne bovina do mundo, lançou hoje um programa… Read More

8 de julho de 2020

Inmet emite alerta vermelho para chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho (grande perigo) para acumulado de… Read More

8 de julho de 2020