Mercado Físico da Vaca – 10/01/11
10 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 11/01/11
12 de janeiro de 2011

Acrimat: aumento do rebanho não deve influenciar preço

No próximo dia 14 de janeiro será divulgado o balanço da segunda etapa da campanha de vacinação de combate à febre aftosa em Mato Grosso. A expectativa do setor agropecuarista do Estado é de confirmar o aumento de cerca de 700 mil cabeças de gado. Apesar do incremento de 2,5% no rebanho estadual, o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, considera que tal evolução não traz muito impacto para o setor.

No próximo dia 14 de janeiro será divulgado o balanço da segunda etapa da campanha de vacinação de combate à febre aftosa em Mato Grosso. A expectativa do setor agropecuarista do Estado é de confirmar o aumento de cerca de 700 mil cabeças de gado, saltando o rebanho mato-grossense de 27,3 milhões de bois para 28 milhões, bem como da imunização de 99% do gado.

Apesar do incremento de 2,5% no rebanho estadual, o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, considera que tal evolução não traz muito impacto para o setor, apesar de consolidar Mato Grosso na liderança nacional como maior rebanho do Brasil.

“O acréscimo no volume de gado estadual não melhora a grande problemática que vivemos hoje, a de oferta de gado para o abate. Isto porque, se confirmado o crescimento, será de bezerros, ou seja, de animais de zero a 12 meses. O aumento de oferta para abate tem que ser de gado, a partir dos 24 meses”.

O superintendente da Acrimat complementa e diz que em 2011 Mato Grosso continuará enfrentando problemas de oferta de gado, a qual deverá começar a se solucionar dentro dos próximos 3 anos. “Todo cenário que vivemos é resultado do abate excessivo de fêmeas ocorrido em 2007”, relembra.

A matéria é Sandrine Gahyva, da Folha do Estado, publicada no portal da Acrimat, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress