Brasil fica no Acordo de Paris, diz ministro do Meio Ambiente
15 de janeiro de 2019
Agricultura homologa protocolo para certificação de animais fora da cota Hilton
15 de janeiro de 2019

Acrimat: abates de boi em Mato Grosso cresceram 9% em 2018

Os pecuaristas mato-grossenses abateram 5,4 milhões de cabeças de gado em 2018, aumento de 9% em relação ao ano anterior, informa a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Os dados corresponderam à expectativa do setor devido ao aumento na oferta de animais disponíveis para abate.

Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), também divulgado pela Acrimat, indica que houve um aumento significativo de abates de fêmeas. Foram 12,76% a mais no último ano ante 2017, para 2,38 milhões de cabeças. Quanto ao abate de machos, o crescimento foi um pouco mais tímido, de 6,20%, ao sair de 2,85 milhões em 2017 para 3,02 milhões de cabeças em 2018.

Para o consultor técnico da Acrimat, Amado de Oliveira, este movimento se deve ao ciclo da pecuária de corte. “Pode ser porque o produtor está descapitalizado, por uma série de fatores, e ele acaba se desfazendo da vaca enquanto um patrimônio. Esse animal se transforma em material de consumo e vai para o abate.

Ou, em dado momento, você tem excesso de animais gordos para o mercado e para reduzir a oferta de bezerros aumenta-se o abate de vacas”, avalia. Ainda de acordo com o especialista, quem “manda” no mercado da carne é a fêmea, pois ela tem dupla função: ser um bem de consumo ou um bem patrimonial para produzir bezerros.

Fonte: Estadão.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress