Síntese Agropecuária BM&F – 27/03/03
27 de março de 2003
IBGE: abate de animais cresceu no quarto trimestre de 2002
31 de março de 2003

Acordo prevê unificação no combate à aftosa

Um acordo assinado ontem (27) entre os ministros da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, do Paraguai, Dario Baumgarten, e o vice-ministro da Bolívia, Arturo Liebers Baldivieso, prevê a unificação do combate à febre aftosa na região de fronteira entre os três países. O Memorando de Entendimentos sobre Cooperação Técnica entre as Autoridades Sanitárias da República Federativa do Brasil com o Paraguai e a Bolívia foi firmado pelas autoridades sanitárias, na Delegacia Federal de Agricultura, em Campo Grande.

O documento prevê, entre outras ações, a troca de informações entre o Paraguai e o Brasil sobre o cadastro dos produtores e rebanho de propriedades que estejam situadas até 20 km em ambos os lados da fronteira, atenção conjunta ao combate às enfermidades vesiculares, investigação epidemiológica na área de fronteira em busca de atividade viral, além da doação de vacinas anti-aftosa para produtores paraguaios e bolivianos.

Segundo o delegado federal de Agricultura, José Antônio Roldão, “o memorando representa um avanço nos trabalhos de vigilância sanitária animal entre os países, trazendo mais segurança nas operações de combate à febre aftosa”.

Doação

O termo de cooperação permitiu ainda que o Brasil fizesse o repasse de um milhão de doses de vacinas antiaftosa para o Paraguai e 500 mil doses para a Bolívia, doação feita oficialmente por Rodrigues durante a abertura da Expogrande.

Pelo acordo, essas vacinas serão entregues a pequenos produtores paraguaios e bolivianos que tenham recursos escassos e que sejam proprietários de até 10 cabeças de gado.

Foi definido também que, a cada seis meses, autoridades sanitárias do Brasil e do Paraguai manterão encontros para definir a quantidade de vacinas a serem doadas e os kits de diagnóstico de febre aftosa. O Brasil ainda vai autorizar as exportações para o Paraguai de vacinas antiaftosa.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress