Mercado Físico da Vaca – 31/08/10
31 de agosto de 2010
Mercados Futuros – 01/09/10
2 de setembro de 2010

Acompanhamento de abate: quem faz?

No começo de 2010, perguntamos aos leitores do BeefPoint quem já contratou serviços de acompanhamento de abates e o que acha desse tipo de serviço. Agora gostaríamos de saber quem são os profissionais e empresas que trabalham com este monitoramento.

Nos últimos meses notamos um interesse maior por um artigo de Humberto de Freitas Tavares, publicado em junho de 2002 no BeefPoint: Quebras de Peso no Abate – Visão do Produtor. No artigo em questão ele trata da importância do acompanhamento dos abates e dá algumas dicas para evitar prejuízos na hora da matança.

No começo de 2010, perguntamos aos leitores do BeefPoint quem já contratou serviços de acompanhamento de abates e o que acha desse tipo de serviço – clique aqui e veja algumas das respostas.

Agora gostaríamos de saber quem são os profissionais e empresas que prestam este tipo de serviço:

Você já contratou ou conhece alguém que faz acompanhamento de abates? Indique através do box de cartas do leitor os profissionais/empresas que trabalham com este tipo de serviço.

11 Comments

  1. CARLOS GUSTAVO BASTON VILAÇA disse:

    Bom dia a todos, gostaria de dizer que já acompanhei todos os procedimentos de aferição e verificação do sistema de pesagem da Planta frigorifica de Bovinos no Municipio de Mozarlândia, localizada no estado de GO, assim tendo certeza que o peso é capturado e garantido a ser pago ao produtor, pois hoje os metodos realizados dentro da industria são transparente ao produto, lembrando que as empresas estão adquirindo balanças de ultima geração assim garantindo o peso real das 1/2 carcaças.

    Carlos Gustavo Baston Vilaça, Médico Vetrinário e Produtor.

  2. RODRIGO RODRIGUES MARTINS disse:

    Boa tarde , tenho um eceritório de compra, venda e acomnhamento de abate em Jataí – Goiás, ” Toca do Boi compra, venda e acompanhamento de abate. Fone 64-3631-0600″. Tenho equipe montada para fazer acompanhamento em todo o estado de Goiás, São Paulo, e Matogrosso, como trabalhei bastante tempo como comprador de gado tenho bastante conhecimento nesta aréa.

  3. josé antonio helena castilho disse:

    Boa tarde , trabalho com compras de bovinos e também faço acompanhamentos de abate, sou de são josé do rio preto-sp, trabalho com isso ja fazem 15 anos e tenho certos procedimentos para saber se o frigorifico esta ou não roubando, é rendimento garantido!! qualquer é só entrar em contato:(17)97011113 ou (17)33041115

  4. ademir garcia zuconi disse:

    A idéia de contratar um profissional para o acompanhamento do abate e pesagem é muito interessante para o pequeno produtor. Temos uma fazendinha na regiao de Três Marias e estamos confinando, neste ano, 150 cabeças. É pouco e qualquer diferença no peso em favor do produtor é bem vindo pois a margem de resultado é muito pequena.

    Ademir

  5. JOSÉ CARLOS DOS SANTOS JUNIOR disse:

    Sou de Rondonópolis em Mato Grosso, aqui no centro-sul na região Cuiabá-Rondonópolis-BarradoGarças trabalhamos em vista de um atendimento completo ao processo de negociação de Bovinos (Pré-Compra, Atendimento-Compra e Pós-Compra).
    Um dos serviços prestados no Pré-Compra seria a análise da mercadoria a ser negociado (o bovino e especificações) tentando destinar ao frigorifico que tenha melhor mercado na venda da mesma, buscando alcançar o preço maximo.
    O Atendimento-Compra é a própria venda e acompanhamento das necessidades de cada pecuarista. Seja ela, detalhes para o embarque, ou retirada de documentos para abate.
    O processo Pós-Compra muitas vezes esquecido por alguns é um dos mais importantes, temos uma equipe que presta o serviço de acompanhamento de abate com transcrição para um relatório desenvolvido por nós. Onde temos buscado garantir o rendimento do peso carcaça (pesomorto/pesovivo) adequando o padrão do gado, procedimento de embarque com uma tabela de (%) de rendimento condizente com o método adotado.
    A nossa equipe sempre é formada por profissionais do meio frigorifico, com vasta experiência. O chefe da equipe tem no curriculo os cargos de: Encarregado do Curral, Encarregado do Abate, Gerente Industrial. Lembrando que a experiencia de todos “Acompanhantes de Abate” é de no mínimo 20 anos diretamente com frigorifico.
    Esse trabalho desenvolvido é utilizado por muitos dos grandes pecuaristas de nossa região: (Raul Amaral, Wellington Brazil Zucato, Otavio Zucato, Celio Roberto Aguiar, etc.).
    Para entrar em contato: (66) 9988-4253 ou (66) 3425-5653.

    Boa Tarde à todos.

  6. Marcelo Gouveia Guimaraes disse:

    Boa tarde,depois de perder muito eu me especializei em acompanhamentos de abate ,na sua maioria a regiao do triangulo mineiro ,goias e sao paulo,faço parte de uma equipe bem qualificada,prontos para atender os pecuaristas,fazemos o acompanhamento e emitimos um completo relatorio .
    marcelo gouveia – ituiutaba .mg

  7. Walker Diogenes Ricarte disse:

    Ola caro leitor!

    O intuito maior de quem faz este serviço é garantir que os procedimentos operacionais, durante a matança, sejam feitos de modo a evitar falhas na esfola, e procedimentos que venham a gerar contaminações, evitando desvios para o DIF e conseqüente limpeza excessiva (para isto é necessário que se entenda uma indústria frigorifica e seus procedimentos).
    Outro aspecto se da pelo apontamento de falhas de manejo pre-abate, transporte, falhas com vacinações mal feitas e outras doenças, alertando o produtor sobre essas incidências.
    Trabalhei como Consultor do Dep. de Abate na Bertin SA, e hoje prestamos este serviço, com informações via relatórios detalhados do que ocorre durante a matança.
    Quanto a questão Balança, concordo com o que disse o Carlos Baston, as empresas vem adquirindo equipamentos mais modernos e mais claros quanto as informações. Lógico, programas podem aceitar “manuseios”, mas cabe ao profissional que faz o Acompanhamento estar ciente sobre os métodos de aferições das balanças.

    Fazendo uso destas atribuições, acredito que a qualidade do abate e subseqüente rendimento será muito bom!

  8. Rogério Dias disse:

    Á todos ,
    trabalho em frigorificos a mais de 18 anos e venho observar a todos o seguinte detalhe ,
    a balança é muito importante e tem muitas duvidosas por ai , mas tambem nunca se esqueça do refile / toalete / carretilhas ,
    pois não adianta a balança estar correta e a faca limpar a carcaça toda ( aranhã / pacú / gordura cx mole / pescoço / matambre-capa dura / etc ) .
    tenho interesse em montar uma empresa desse tipo de suporte mas acredito eu que os frigorificos iriam chiar e muito com os pecuaristas ……
    sds-rogério

  9. FULVIO NASCIMENTO disse:

    Trabalhei 8 anos em confinamentos, calculando ração e fechando contratos com frigoríficos.
    Hoje sou servidor público (defesa agropecuária de São Paulo), gostaria de esclarecer que a diferença se dá na hora da limpeza na região da vacina contra aftosa, por possuir hidróxido de alumínio a vacina lesa o tecido.

  10. RAQUEL NEVES DE OLIVEIRA disse:

    Bom dia,
    com experiência de 21 anos atuando única e exclusivamente no acompanhamento de abate de bovinos a empresa abate bovi mais através do seu diretor luiz fernando ferreira e sua equipe de colaboradores com origem na indústria da carne(ex. proprietário de frigorífico)com atuação em todo centro oeste, minas gerais e são paulo, coloca-se a disposição de todos os agropecuaristas pelo fone 62 9972-81-86 ou abatebovimais@yahoo.com.br.

  11. RAQUEL NEVES DE OLIVEIRA disse:

    Boa tarde,
    gostaria de me apresentar sou luiz fernando ferreira direitor de uma empresa especializada em abate de bovinos com mais de 21 anos de tradição. nosso nome foi feito em cima da industria da carne(ex proprietario de frigorifico) e gostaria de colocar a empresa abate bovi mais disposiçao de todos os agropecuaristas do centro oeste, minas gerais e são paulo pelo telefone (62) 9972-81-86 ou pelo e-mail abatebovimais@yahoo.com.br.sera um imenso prazer em atende-los, atraves de um trabalho transparente, digno e com responsabilidade.
    gratao. luiz fernando ferreira

plugins premium WordPress