ABS fecha parceria com confinamento
8 de março de 2017
Brasil passa a fazer parte da lista de países que podem concorrer à exportação de carne ao Marrocos
8 de março de 2017

ACNB altera regulamento do Circuito Boi Verde para valorizar animais precoces

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), conta com novas regras. O objetivo das alterações no regulamento é valorizar animais jovens, pesados e bem terminados.

A cada disputa realizada em diferentes regiões do País, os técnicos da ACNB avaliam e classificam os animais. Para cada característica avaliada (maturidade, peso e cobertura de carcaça) os animais recebem uma nota que vai de 0 a 10, de acordo com as respectivas tabelas de pontuação da ACNB.

image002
Faixa de pontuação referente ao peso pelas novas regras.
Fonte: ACNB

Na composição da nota final, cada característica tem uma ponderação: idade 25%, peso e cobertura de carcaça 37,5%, respectivamente. Antes da mudança promovida pela Nelore do Brasil, o quesito maturidade recebia a ponderação de 20% na nota final. Já a faixa de peso de carcaça considerada como Ótima, antes ia até 20 arrobas. Outra mudança instituída ocorreu em relação à pontuação máxima para Cobertura de Gordura, que antes ia até 6 milímetros.

image003
Faixa de pontuação referente a cobertura de gordura pelas novas regras
Fonte: ACNB

Vale lembrar, que as novas regras já começam a vigorar na primeira etapa do ano do Circuito Boi Verde 2017, que será realizada na planta frigorífica da Marfrig Global Foods de Chupinguaia, em Rondônia, entre os dias 14 e 15 de março.

Fonte: ACNB, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress