Limitação de compra de terra por estrangeiros causa crise fundiária
30 de agosto de 2011
Minerva diversifica produtos mirando pequenos varejistas
30 de agosto de 2011

Abras reafirma previsão de alta de 4% nas vendas em 2011

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reafirmou ontem a expectativa de alta de 4% para as vendas reais este ano em comparação a 2010. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, a diminuição do ritmo de crescimento da geração de emprego, em conjunto com uma maior "precaução" dos consumidores diante do atual cenário econômico, além das medidas do governo para reduzir a demanda, devem manter as vendas estáveis em relação ao desempenho observado no acumulado de janeiro a junho deste ano, quando foi observado crescimento na faixa de 4,3%.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reafirmou ontem a expectativa de alta de 4% para as vendas reais este ano em comparação a 2010. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, a diminuição do ritmo de crescimento da geração de emprego, em conjunto com uma maior “precaução” dos consumidores diante do atual cenário econômico, além das medidas do governo para reduzir a demanda, devem manter as vendas estáveis em relação ao desempenho observado no acumulado de janeiro a junho deste ano, quando foi observado crescimento na faixa de 4,3%.

“A pressão em termos de demanda tem diminuído. Isso se comprova pelo menor ritmo do volume das vendas, que não cresce como no ano passado”, disse. O volume de itens comercializados nos supermercados avançou 3,4% nos seis primeiros meses de 2011, mas continua dando sinais de arrefecimento, destacou Honda. No mesmo período do ano passado, as vendas subiram 6,5% frente ao primeiro semestre do ano imediatamente anterior.

Em relação aos preços praticados nos supermercados, o executivo avalia que as pressões de alta observadas no final de 2010 não devem se repetir em 2011. Ele cita como exemplo o comportamento da carne, que puxou os preços no final do ano passado, mas em 2011 se mantém estável. As barreiras às importações de carnes de aves e suínos brasileiras por parte de alguns países também devem ajudar na maior oferta da proteína no mercado interno.

No acumulado de janeiro a julho, os preços nos supermercados, medido pela GfK a pedido da Abras, recuou 3,61%. Mas em doze meses encerrados em julho, avança 8,94%. Segundo Honda, o ingresso de grandes redes varejistas em novas regiões do País, sobretudo o “atacarejo”, mistura de atacado com varejo, contribuiu para o recuo dos preços praticados.

Honda minimizou os possíveis impactos da piora do cenário externo sobre as vendas do setor no Brasil. “O mercado interno ainda será a força indutora das vendas”, disse.

A notícia é da Agencia Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress