Mercado Físico da Vaca – 21/02/11
21 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 22/02/11
23 de fevereiro de 2011

Abras: arroba do boi acumulou alta maior que a carne

O preço da arroba do boi teve uma alta acumulada de 33,5% no período de janeiro de 2010 a janeiro de 2011, enquanto que o preço da carne praticado pelos supermercados apresentou um aumento acumulado de 26,8%, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto alemão GFK. Em outubro de 2010, mês que o preço da carne atingiu o seu pico, a arroba do boi variou 20,2% (na comparação com o mês anterior), ao passo que nos supermercados, esta variação foi de apenas 3,5%, apontou a Abras ao pedir desoneração de PIS e Cofins para toda a cadeia da carne.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima aumento de, no mínimo, 8,97% no preço da carne suína e de aves em 2011. A previsão tem por base a nova regra tributária determinada pelo governo que isentou os frigoríficos do recolhimento do PIS e da Cofins.

Para Sussumu Honda, o consumidor que, em virtude do aumento de preço da carne bovina, passou a aumentar a participação das carnes de frango e suína em suas compras terá mais uma vez dificuldade em adquirir o produto. “Na nossa cesta dos 35 produtos mais consumidos nos supermercados, as carnes representam quase 15% do valor. Essa participação é muito alta e deverá pressionar os índices de inflação”, comenta.

“O que defendemos é a desoneração de toda a cadeia. Ao isentar apenas uma parte dela, o governo deixa o ônus somente para o varejista. Já vimos esse filme antes”, declara Honda, referindo-se à carne bovina, que foi submetida à mesma regra em dezembro de 2009.

Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Esalq/USP), o preço da arroba do boi teve uma alta acumulada de 33,5% no período de janeiro de 2010 a janeiro de 2011, enquanto que o preço da carne praticado pelos supermercados apresentou um aumento acumulado de 26,8%, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto alemão GFK. Em outubro de 2010, mês que o preço da carne atingiu o seu pico, a arroba do boi variou 20,2% (na comparação com o mês anterior), ao passo que nos supermercados, esta variação foi de apenas 3,5%.

“Já absorvemos o que era possível. Além do custo da produção repassado pelos frigoríficos, arcamos com a incidência de tributos de toda a cadeia, o que onerou a carne bovina em 6,12%. Apesar dos aumentos, repassamos o mínimo ao consumidor, que agora, com as regras estendidas também às carnes de aves e de suínos, ficará sem a alternativa”, finaliza Honda.

Gráfico 1. Evolução do preço da arroba do boi X carne no varejo

Clique na imagem para ampliá-la.

As informações são da Abras, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    A desoneração tributária de alimentos é sempre bem vinda e, ao meu ver, instrumento de justiça social.

  2. Jucelino dos Reis disse:

    O que precisa ser esclarecido é o seguinte: quais os preços praticados entre os três níveis da cadeia da carne ? O preço da carne para as rede de supermercados é a seguinte :

    Traseiro 7,80 p/Kg
    Dianteiro 5,30 p/ Kg
    Costela 4,80 p/kg (fonte BeefPoint, de 22/02/2011)

    O preço que 80% dos pecuaristas conseguem pelo kg de carne vendido ao frigorífico é de apenas R$ 6,33 por Kg.

    Assim, pergunto, quem é o ganancioso ? Nem o pecuarista, nem o frigorífico vendem carne acima desses preços.
    A mídia deve ser mais justa e verificar que preços são praticados nos três níveis da cadeia da carne. O varejo vem praticando margens de 130% em alguns cortes, isso é justo ? Aquela revista de circulação semanal que dia 13/02/2011 , estampou sua capa com uma picanha, não foi justa suficiente para publicar os preços nos três níveis da comercialização. E infelizmente, não vimos nenhuma entidade de classe sair em defesa e se manifestar em favor da pecuária brasileira. Passamos por vilões. Sejamos justos, se temos que apontar o dedo, que o façamos na direção de quem o mereçe. O senhor Presidente da ABRAS, que possui espaço na mídia, se quiser ser respeitado, têm de ser justo.

  3. João Pires Castanho disse:

    Gostaria de saber os endereços dos supermercados que isso aconteceu, não é o que vejo, e nem as pessoas com quem converso. Na minha opinião não passa de mais uma tentativa de jogar a culpa no produtor. Esse jogo sujo vem de longa data.

  4. Paulo Cesar Bassan Goncalves disse:

    Aos senhores da ABRAS: A arroba do boi aumentou mais que a carne na gondola sim, isto é verdade. Porque? Procurem entender o que vem acontecendo no setor pecuário de corte e leiteiro e saberão o porque. Os preços da arroba estavam reprimidos há pelo menos 5 anos de maneira artificial, usando a grande concentração do varejo associada à pulverização da pecuária de corte os agentes de mercado se utilizaram de maneira oportunista e predatória para obter lucros cada vez maiores. Isto é normal numa economia de mercado quase livre. Agora os efeitos virão, e serão tão grandes quanto foram as distorções dos últimos 5 ou 6 anos. Sugiro que os donos do varejo passem a criar gado de corte pois voces acham que é um bom negócio. Ou não!

  5. fernando bueno torres megiani disse:

    Ninguem é vilão nada, o consumidor está melhor remunerado, e esse não tem perfil nenhum de poupar, então os varegistas sentem o mercado, se estão vendendo bem porque abaixar?
    o trabalhador braçal não consegue comer carne branca todo dia e ainda, ter que dar duro, o dia está melhor remunerado então vai comer carne de boi.
    a renda do trabalhador melhorou, temos espaço para estes aumentos, áreas que produziam alimento estão voltadas p/ sucro-etanol, rebanhos inteiros sairam p/ áreas mais distantes, tem custo isso.

plugins premium WordPress