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ABPA: fusão da representação da avicultura e suinocultura foi o melhor caminho

Criada há menos de 8 meses, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – unificação da União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) – já demonstrou que a fusão da representação da avicultura e da suinocultura em uma única entidade foi o melhor caminho para os setores produtivos brasileiros.

Dentre os avanços alcançados pela nova associação estão o acordo firmado com China para cooperação e intercâmbio técnico e de mercado, juntamente com a habilitação de novas plantas. Também foi expressivo o crescimento dos embarques de carne suína e de aves para mercados como o Japão, auxiliados por ações de marketing.

Destacam-se além disso o sucesso das negociações para expansão das exportações para a Rússia e a reabertura da África do Sul para a carne suína, bem como a renovação da cota de exportação de carne de frango para o México, juntamente com a viabilização de uma nova cota para exportação de carne de peru.

Desde sua criação, na área de promoção comercial, a ABPA promoveu degustações, encontros empresariais, workshops e diversas outras iniciativas nos mais variados mercados, como França, Rússia, China, Taiwan, Malásia, Singapura, México e outros mercados.

Na Organização Mundial do Comércio (OMC), a ABPA prestou suporte ao Ministério das Relações Exteriores para o início das consultas para a abertura de um painel contra a Indonésia.

Por fim, aproveitando a oportunidade de divulgação durante a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, a ABPA realizou uma série de ações de divulgação e imagem dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil. Ao mesmo tempo, a entidade promoveu uma grande campanha de alerta com relação a visitas aos estabelecimentos produtivos, em especial, de visitantes provenientes de áreas afetadas por enfermidades como Influenza Aviária e Diarreia Suína Epidêmica (PED).

Fonte: ABPA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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