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ABMR&A defende criação da Câmara Temática de Comunicação e Marketing junto ao MAPA

O 10º Congresso Brasileiro de Marketing do Agronegócio, realizado na última semana em São Paulo, levantou questões fundamentais para promover a imagem do agronegócio. Na ocasião, a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A) entregou uma carta ao representante do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), Francisco Sergio Ferreira Jardim, pedindo apoio do ministro Antonio Andrade para a criação da Câmara Temática de Comunicação e Marketing do Agronegócio.

Na carta, assinada por Geraldo Alonso Filho e Maurício Mendes, respectivamente, presidente do conselho consultivo e presidente da associação a ABMRA argumenta a importância dessa câmara. O propósito seria articular entre o setor público e privado os instrumentos institucionais de promoção, no Brasil e no exterior, do agronegócio brasileiro, fortalecendo sua imagem e marcas de seus produtos.

A nova câmara reuniria os setores do agronegócio, como os da soja, algodão, etanol, suco de laranja e café, entre outras, além das entidades especializadas em comunicação e marketing, como é o caso da (ABMR&A), da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além da própria APEX, a Agência Brasileira de Promoção e Investimentos.

Segundo Mendes, eles querem fortalecer cada vez mais a imagem do agronegócio brasileiro, mostrando ao público urbano a importância da cadeia produtiva no dia a dia da população, além de trabalhar a marca dos nossos produtos no exterior, beneficiando as exportações. Outra atribuição dessa câmara seria auxiliar, em caráter consultivo, campanhas e ações de mídia a serem elaboradas e implementadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e por outras câmaras setoriais correlatas.

O representante do ministério da agricultura, Francisco Sergio Jardim, apoiou a iniciativa, enfatizando que é necessário um fórum para se debater e encaminhar questões de comunicação e marketing do agronegócio. Além do mais, Mendes reforça que eles entendem que essa Câmara Temática de Marketing do Agronegócio poderá reforçar a comunicação institucional dos produtos e serviços do agronegócio brasileiro. Ela beneficiaria não somente os segmentos do setor, como também os órgãos do Governo Federal que têm ligação com a produção agropecuária, de bioenergia, pesca, o reflorestamento e as exportações.

Fonte: ABMR&A, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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