Abiec: queda nas exportações reflete questões comerciais e problemas na Rússia
20 de março de 2015
Analistas avaliam papel da carne moída na indústria de carnes americana
20 de março de 2015

Abiec prevê maior exportação de carne bovina em 2015, mas ritmo preocupa

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) espera que as exportações se recuperem ainda este mês e estima um avanço de 8,9% nos embarques em 2015, para 1,7 milhão de toneladas, com alta de 11% em faturamento, totalizando US$ 8 bilhões.

Em março, a Abiec espera aumento da demanda do Irã. Ao longo do ano, a expectativa é de que a reabertura de mercados como Iraque e África do Sul ajudem nos embarques.

A Abiec também conta com o potencial fim de embargos na China e na Arábia Saudita. Representantes do país árabe chegam ao Brasil no dia 14 de abril para uma visita técnica que pode acelerar a retomada das importações. Caso haja a retomada das compras, haverá maior espaço de negociação comercial com países do Golfo Pérsico, como Kuwait, Bahrein, Omã, Emirados Árabes Unidos e Qatar.

Já o operador de commodities do BESI Brasil, Leandro Bovo, disse que não espera repetir o bom resultado nas exportações obtidos no ano passado, citando dificuldades em parceiros comerciais como a Rússia e a Venezuela, bem como alegando que não há certeza de quando os embargos à carne brasileira serão superados.

Adolfo Fontes, analista sênior do Rabobank Brasil para proteína animal, também ressalta a desaceleração das vendas neste início de ano, mas acredita em um incremento em 2015. Segundo ele, o Brasil deve ser beneficiado pela queda no volume de exportações da Austrália. Além disso, a desvalorização do real ante o rublo deve melhorar os negócios com a Rússia.

Por enquanto, a média diária comercializada de carne bovina in natura nas duas primeiras semanas de março foi de 3,9 mil toneladas, volume 15% inferior à média verificada em março de 2014 e 7,1% menor que a do mês anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. celso scatena disse:

    Informativo vasto, com contraditório, enfim: muito útil !!.

    Obrigado.

plugins premium WordPress