Atacado – 10-05-2013
10 de maio de 2013
Minerva: lucro de R$5,2 milhões no 1T13 com aumento de 22% em relação ao trimestre passado
13 de maio de 2013

ABHB promove Exposição Nacional Hereford e Braford 2013, de 13 a 19 de maio, em Alegrete/RS

A cidade de Alegrete torna-se a capital nacional das raças Hereford e Braford nessa semana. O município da Fronteira Oeste sediará, de 13 a 19 de maio, a Exposição Nacional Hereford e Braford 2013.

O evento ocorrerá no Parque de Exposições Lauro Dornelles e conta com 380 animais inscritos para julgamento e 1.200 animais à venda. É uma realização da Associação Brasileira de Hereford e Braford, com apoio de seu Núcleo Fronteira Oeste. Números que respaldam a Exposição Nacional HB como uma das maiores exposições especializadas da bovinocultura de corte brasileira.

Nesta segunda-feira (13), o evento inicia com a 11ª edição do Curso de Julgamento e Atualização das Raças, promovido em parceria com a Embrapa Pecuária Sul de Bagé e com a participação de instrutores de diversas instituições de ensino do Estado.

Na quarta-feira (15/maio), a exposição traz atividade voltada aos produtores da Carne Certificada Pampa com visita ao frigorífico Marfrig, em Alegrete, para a 1ª Etapa do Circuito de Concursos de Carcaças. À tarde, o público terá palestras sobre resultados de produção de bovinos sob pivô central, demonstração de resultados do uso de touros Braford na produção de carne, experiências de criadores uruguaios na produção de gado Hereford e Braford e a apresentação de resultados do programa pelo Frigorífico Silva de Santa Maria e degustação de carne ao final da Jornada Técnica.

Ainda no dia 15, acontece o primeiro leilão de animais da exposição, com o remate de liquidação da Estância Dona Genoveva, de Bagé. O criatório é detentor do Prêmio de Mérito Seleção Genética 2012 da ABHB, por ter se destacado com a maior porcentagem de tourinhos classificados entre os 20% melhores de toda a safra avaliada pelo programa de avaliação genética PampaPlus/Embrapa. Entrarão em pista 130 matrizes, cinco touros pais e mais 150 novilhas, terneiros e terneiras, a partir das 19h, com transmissão pelo C2 Rural e com leilão a cargo da Trajano Silva Remates.

Na quinta-feira (16/maio) vão acontecer os julgamentos dos animais de argola. Na Hereford, o inspetor técnico credenciado da ABHB, Pedro Brasil, atuante por mais de 30 anos com a raça, e na Braford, o jurado da 1ª Nacional HB e de diversas exposições internacionais, Aldo Tavares, estarão conduzindo as avaliações dos animais.

À noite, a ABHB e o Núcleo Fronteira Oeste, promove o evento “chope amigo”. No julgamento de argola, este ano, a ABHB promove o inovador Torneio Incentivo, que visa à integração da família Hereford e Braford, premiando os filhos, filhas e jovens condutores de animais em pista e instituições de assistência social, indicadas pelas esposas dos associados, de acordo com as premiações de animais em pista.

Na sexta-feira (17/maio), pela tarde, será realizado o julgamento da raça Hereford, sendo os Supremos Campeões Rústicos apontados ao final da tarde.

No turno da noite, o Núcleo Fronteira Oeste promove o 1º Leilão Reserva Especial. O evento, segundo a assessoria da entidade, promete ser um marco em sua história, pois irá agregar cabanhas consagradas nas pistas de exposições e que produzem grandes raçadores e matrizes campeãs de pista e de produção. Os criatórios Santa Ana, Sossego, Nova Aurora e Anjo da Guarda, São Fernando, Touro Passo, Agropecuária Odair Gonzales e Agropecuária São Pedro ofertarão 15 lotes de reprodutores e matrizes da reserva genética dos estabelecimentos, sendo uma grande oportunidade de adquirir essa genética diferenciada.

O leilão chancelado pela ABHB acontecerá a partir das 19h, sob o martelo de Fábio Crespo, através da Leiloeira TelleChea e Bastos, com transmissão pelo C2Rural.

No sábado (18/maio), a partir das 9h, inicia o julgamento dos rústicos Braford. Já à noite, será realizado o Leilão Nacional de Rústicos HB 2013. Em pista 300 matrizes Hereford (PO e PC) e Braford de campo registradas com uma oferta de gado padrão HB, sendo 200 terneiros e terneiras, 400 novilhas e vacas e 150 novilhos.

O leilão ficará a cargo de Homero Tarrago, do escritório Agenda Remates, a partir das 19h, contando pela primeira vez com transmissão pelo C2Rural, proporcionando a participação de novos criadores, através do recurso do lance a distância.

A exposição encerra com um almoço de entrega de prêmios e confraternização no domingo, dia 19 de maio.

Fonte: Jornal Folha do Sul, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.