Mercado pecuário 16-09-11 BeefPoint
16 de setembro de 2011
OIE informa caso de Aftosa no Paraguai
19 de setembro de 2011

Aberta oficialmente a Expoinel 2011

Alterações no regulamento do Ranking Nacional, lançamento do Prêmio Nelore de Jornalismo foram algumas das novidades anunciadas durante o evento

A 40ª Exposição Internacional do Nelore – Expoinel 2011 foi aberta oficialmente neste sábado (17) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A cerimônia iniciou com o discurso do presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Felipe Picciani que fez um breve balanço das atividades e ações desenvolvidas pela Nelore do Brasil e apresentou as novidades para esta edição.
Uma delas é a realização de dois grandes leilões de fêmeas e touros prontos para reprodução. “O momento é ideal, afinal estamos próximos ao período de estação de monta na maioria das regiões pecuárias do país”, apontou. Outro ponto destacado pelo presidente foi a integração da ACNB com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Nossas entidades jamais estiveram tão unidas e coesas em busca do melhor para a raça e para seus criadores”.
Picciani destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) em parceria com o frigorífico Marfrig, que proporciona benefícios econômicos para os associados participantes. Recentemente, o Programa obteve aprovação final do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para rotulagem da carne com a marca Seara e o selo Nelore Natural, que em breve chegará ao mercado.

Ao falar sobre o ranking Picciani informou que foram alterados os requisitos para a inscrição dos animais nas exposições e que haverá mudança na ordem de condução dos julgamentos nos critérios para formação e contabilização das progênies, no cálculo do índice das exposições e no mecanismo de indicação dos jurados.

Eduardo Biagi, presidente da ABCZ em seu pronunciamento falou sobre o salto de produtividade e qualidade alcançado pela pecuária nos últimos anos. Em 1994, o país abatia 26 milhões de cabeças e em 2009, o abate bovino foi maior que 43 milhões de cabeças, apresentando um crescimento de 65%. “Não podemos esquecer que todo este processo teve a participação decisiva da seleção da raça Nelore pelos resultados nas pistas de julgamento, que durante muito tempo representou a única fonte de melhoramento genético, promoção e divulgação de resultados da raça”, finalizou.

Na oportunidade a Nelore do Brasil fez uma homenagem à imprensa nacional e regional que sempre contribuíram para o sucesso da Expoinel e para a valorização da raça Nelore no país e no exterior. Em seguida foi anunciado o lançamento do Prêmio Nelore de Jornalismo, que em breve seu regulamento será apresentado à imprensa e cuja entrega de troféus e premiações acontecerá na próxima Expoinel.

Expoinel 2011

A Expoinel 2011 acontece até o dia 25 de setembro, em Uberaba (MG) e é uma realização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Dow AgroSciences Pastagem, GTAG – Marcadores Moleculares do Nelore e Supra – Qualidade em Nutrição Animal. Mais informações podem ser obtidas pelo (11) 3293.8900 ou rankingnacional@nelore.org.br.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress