UE discute cotas para Mercosul
26 de setembro de 2017
Anvisa proíbe venda e uso de lote de carne moída do frigorífico Frisa
26 de setembro de 2017

ABCZ e Asocebu Bolívia assinam 1º contrato do PMGZ Internacional

Foi assinado sexta-feira (22/09) na Bolívia, durante a 42ª Feira Internacional de Santa Cruz (ExpoCruz), o primeiro “Contrato de Fornecimento de Ferramentas para o Melhoramento Genético de Zebuínos”, que oficializou o início da operacionalização da versão internacional do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Pelo convênio, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irá transferir tecnologia para Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú).

“A Bolívia tem um importante rebanho zebuíno em qualidade, genética, fenótipo e produtividade. E, com certeza, essa ação vai proporcionar um trabalho ainda mais forte das raças zebuínas para a produção de carne e leite aqui”, comentou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, lembrando que a ABCZ e a Asocebu já possuem um histórico de parcerias em prol do Zebu, sendo a primeira delas a do início do registro genealógico do rebanho boliviano na década de 70.

O rebanho boliviano, atualmente, é de 9 milhões de cabeças de gado. A Asocebu conta com 200 criadores associados. O presidente da entidade, Erwin Rek (que também preside a Ficebu) também ressaltou que acredita que o PMGZ Internacional deverá agregar muita produtividade ao rebanho da Bolívia e, por isso, a expectativa é grande entre os criadores bolivianos.

Vale destacar que a Asocebu também assinou Protocolo de Intenções para utilização do Produz, o software lançado pela ABCZ em 2012 para auxiliar na organização e direcionamento do trabalho de seleção das raças zebuínas.

Fonte: ABCZ, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress