Brasil negocia carne bovina com EUA
14 de fevereiro de 2002
Pecuaristas apóiam certificação de origem da carne norte-americana
18 de fevereiro de 2002

Abate bovino cai 24,9% em um ano

O Rio Grande do Sul registrou 609,49 mil abates de bovinos com inspeção federal no ano passado, 24,9% a menos que o total abatido em 2000, de 812 mil. O abate de ovinos caiu 58,82%, de 197,95 mil em 2000 para 81,51 mil em 2001. No ano passado foram abatidos 1.786 bubalinos, menos que os 2.417 do ano anterior.

Segundo o delegado federal do Ministério da Agricultura no Estado, Flávio Vaz Netto, a redução nos abates foi decorrência da febre aftosa, já que o rebanho foi submetido a inquérito epidemiológico e não pode ser transportado para outras regiões. “O status de infectado reduz as exportações, mas a previsão é de que em outubro seja retomada a condição de livre de aftosa com vacinação e tudo se encaminhe para a normalidade”.

Avaliação do gado

Na próxima segunda-feira, começa a avaliação do gado com resultado positivo para o teste de sorologia para aftosa em Alegrete, no Rio Grande do Sul. Serão submetidos à avaliação 254 bovinos que, após o processo, irão a abate sanitário.

O chefe substituto da inspetoria veterinária local, Mário Afonso Vaucher, informou que na segunda quinzena de março será iniciada a nova sorologia nas propriedades onde os exames com resultado positivo foram feitos por amostragem.

Balanço

A secretaria de Agricultura do RS divulga hoje novo relatório sobre a vacinação contra a febre aftosa no Estado. O responsável pelo serviço de doenças vesiculares do Departamento de Produção Animal, Nelson Adams, calcula que até agora tenham sido imunizados pelo menos 80% do gado. Baseado nos dados repassados pelas regionais, Adams acredita que a cobertura vacinal ultrapasse 97% até o encerramento da campanha, previsto para o próximo dia 28.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress