Após o abastecimento e a compactação a massa de forragem irá alcançar uma determinada densidade, ou seja, haverá certa quantidade de alimento em um determinado volume. Portanto, o objetivo da compactação é diminuir a porosidade da massa. A porosidade pode ser definida como o número de poros entre as partículas sólidas de um material. Os poros podem ser preenchidos com gases e/ou água nas silagens. Para que os gases se movam na massa é necessário que os poros sejam contínuos.
Desse modo, eliminar poros significa não contribuir para o fluxo de ar na massa. Estudos recentes recomendam que a densidade de matéria verde de uma silagem deve atingir 700 kg/m3. Para que este objetivo seja alcançado, devemos saber os fatores que afetam a densidade da massa em silos horizontais trincheira e superfície, os quais são: I) teor de matéria seca da forragem, II) o tamanho de partícula, III) a altura da camada distribuída no silo durante o abastecimento, IV) o peso do veículo e o V) tempo de compactação.
Todos fatores apontados acima são importantes e interagem entre si, contudo os três últimos são considerados determinantes. Desse modo, a seguir discutiremos com maior profundidade cada um deles.
A distribuição das camadas e a compactação da massa
A distribuição das cargas durante o abastecimento de forragem no silo deve ser de forma organizada de modo que à espessura da camada não dificulte a compactação pelo veículo. A camada descarregada em silos horizontais deve estar entre 15 a 20 cm. A organização na distribuição dos vagões e a utilização de lâminas (frontais e traseiras) nos veículos que efetuam a compactação auxiliam nesta etapa. Percebam que são fatores que dependem apenas da organização por parte da propriedade.
O veículo e a compactação da massa
O peso do veículo e o tempo de compactação são pontos que melhores se correlacionaram com as variações nas densidades das silagens. Deve-se observar um intervalo de descarregamento das cargas de forragem que chegam para dedicar mais tempo à pressão de compactação à massa, já que altas densidades estão correlacionadas positivamente com o tempo de compactação. Muck e Holmes (2000) avaliaram os fatores que alteram a densidade em silos trincheira e recomendaram que o tempo de compactação deve ser de 1 a 1,2 vezes o turno de colheita, ou seja, assumindo que a jornada de trabalho da colhedora possa durar 10 horas/dia, o tempo de compactação deve ser de 10 a 12 horas/dia.
Quanto ao peso do veículo, o equipamento de compactação deve apresentar peso igual ou superior a 40% da massa de forragem que chega ao silo por hora de trabalho efetiva. Exemplo: se a cada hora o silo receber 10 t de forragem o veículo deverá ter no mínimo 4 t. Caso a quantidade de forragem seja muito superior a este valor, o correto é aumentar o número de veículos que realizam a compactação.
This post was published on 28 de maio de 2014
Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More
O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More
Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More
Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More
O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More
Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More
View Comments
Conteúdo resumido, mas muito bom. Atinge o cerne da questão.