A importância da densidade em silagens e os fatores que a determina

Após o abastecimento e a compactação a massa de forragem irá alcançar uma determinada densidade, ou seja, haverá certa quantidade de alimento em um determinado volume. Portanto, o objetivo da compactação é diminuir a porosidade da massa. A porosidade pode ser definida como o número de poros entre as partículas sólidas de um material. Os poros podem ser preenchidos com gases e/ou água nas silagens. Para que os gases se movam na massa é necessário que os poros sejam contínuos.

Desse modo, eliminar poros significa não contribuir para o fluxo de ar na massa. Estudos recentes recomendam que a densidade de matéria verde de uma silagem deve atingir 700 kg/m3. Para que este objetivo seja alcançado, devemos saber os fatores que afetam a densidade da massa em silos horizontais trincheira e superfície, os quais são: I) teor de matéria seca da forragem, II) o tamanho de partícula, III) a altura da camada distribuída no silo durante o abastecimento, IV) o peso do veículo e o V) tempo de compactação.

Todos fatores apontados acima são importantes e interagem entre si, contudo os três últimos são considerados determinantes. Desse modo, a seguir discutiremos com maior profundidade cada um deles.

A distribuição das camadas e a compactação da massa

A distribuição das cargas durante o abastecimento de forragem no silo deve ser de forma organizada de modo que à espessura da camada não dificulte a compactação pelo veículo. A camada descarregada em silos horizontais deve estar entre 15 a 20 cm. A organização na distribuição dos vagões e a utilização de lâminas (frontais e traseiras) nos veículos que efetuam a compactação auxiliam nesta etapa. Percebam que são fatores que dependem apenas da organização por parte da propriedade.

O veículo e a compactação da massa

O peso do veículo e o tempo de compactação são pontos que melhores se correlacionaram com as variações nas densidades das silagens. Deve-se observar um intervalo de descarregamento das cargas de forragem que chegam para dedicar mais tempo à pressão de compactação à massa, já que altas densidades estão correlacionadas positivamente com o tempo de compactação. Muck e Holmes (2000) avaliaram os fatores que alteram a densidade em silos trincheira e recomendaram que o tempo de compactação deve ser de 1 a 1,2 vezes o turno de colheita, ou seja, assumindo que a jornada de trabalho da colhedora possa durar 10 horas/dia, o tempo de compactação deve ser de 10 a 12 horas/dia.

Quanto ao peso do veículo, o equipamento de compactação deve apresentar peso igual ou superior a 40% da massa de forragem que chega ao silo por hora de trabalho efetiva. Exemplo: se a cada hora o silo receber 10 t de forragem o veículo deverá ter no mínimo 4 t. Caso a quantidade de forragem seja muito superior a este valor, o correto é aumentar o número de veículos que realizam a compactação.

One thought on “A importância da densidade em silagens e os fatores que a determina”

  • Adjalma Dias da Costa - 10/06/2014

    Conteúdo resumido, mas muito bom. Atinge o cerne da questão.

Os comentários estão fechados.


ou utilize o Facebook para comentar