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A carne brasileira não precisa de mais um selo, mas de uma entrega que valorize as peculiaridades da produção – Vagner Giomo

A busca por uma maior agregação de valor aos produtos de origem animal e carne de alta qualidade estão cada dia mais presentes, embora ainda seja um caminho difícil, mas perfeitamente possível. O tema do próximo Workshop BeefPoint será Marcas de Carne e aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro, em São Paulo.

Workshop BeefPoint Marcas de Carne, reuniu quem há anos trabalha com esse nicho de mercado. Conhecemos grandes exemplos de nosso setor que têm trabalhado para produzir um produto com valor agregado e que seja bem aceito pela maioria dos consumidores. Serão apresentados estudos de caso, troca de experiências e conhecimento, em um ambiente de conversa e debate. Será um encontro de discussões em alto nível, para conhecer quem tem feito um excelente trabalho no Brasil.

Para conhecer melhor os palestrantes do Workshop BeefPoint Marcas de Carne, preparamos uma série de entrevistas com cada um deles. Além dos palestrantes, vamos conhecer também o trabalho de profissionais que trabalham com carnes de marca, donos de casa de carnes e restaurantes que trabalham com carne de qualidade e que são referência no país.

Confira a entrevista com Vagner Giomo, gerente de desenvolvimento com especializações em varejo pela FEA e em gestão ambiental pela Escola Politécnica e um dos palestrantes do nosso Workshop.

BeefPoint: Por favor conte um pouco do histórico e trabalho desenvolvido pelo Grupo Pão de Açúcar. 

Vagner Giomo: Na verdade nosso objetivo é atender às expectativas dos clientes, sempre na direção da qualidade almejada, onde maciez é apenas o começo da conversa!

BeefPoint: Atualmente, quais os maiores desafios para consolidar uma marca de carne?

Vagner Giomo: Os desafios são muitos, mas a comunicação do que realizamos é o maior deles. Comunicar para convidá-lo a experimentar o que fazemos, ao menos uma vez, daí adiante o assunto deve se sustentar através dos valores que ele representa.

BeefPoint: O que precisa evoluir no setor para que aumente a produção de carne com qualidade?

Vagner Giomo: Diálogo entre as partes comprometidas. Deve ser transparente, ético e feito por pessoas comprometidas com o êxito do negócio e com sua perenidade.

BeefPoint: Quais as ações você tem feito para educar e fidelizar o cliente que está buscando carne bovina com marca?

Vagner Giomo: O consumidor precisa experimentar! As carnes, num país consumidor, carregam o estigma de serem todas iguais e então aquela que assume o desafio de ser diferente tem a obrigação em provar para que realmente veio. Nosso desafio, portanto, é fazer com que o consumidor experimente e tire suas conclusões.

BeefPoint: O que deveria ser feito para melhorar o marketing da carne no Brasil?

Vagner Giomo: Minha opinião é a de que a carne brasileira não precisa de mais um selo, mas de uma entrega que valorize as peculiaridades da produção e quem tem autoridade para fazer esse trabalho são os produtores.

BeefPoint: Em sua opinião qual o país é referência na produção de carne com qualidade? O que ele tem feito de diferente?

Vagner Giomo: Não conheço muitas referências, nem saberia dizer se a cadeia desse ou daquele país entrega resultados satisfatórios, mas a região da Galícia tem um trabalho que me parece razoável.

São pequenas propriedades, tocadas por famílias e com objetivo de buscar eficiência na produção de carne. Possui feiras especializadas de novilhos para terminação, cuja origem genética não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta que se coloca a serviço de assegurar esse propósito.

BeefPoint: Quais são marcas de carne no Brasil hoje que você considera referência?

Vagner Giomo: De um modo geral marcas de carne tem seu propósito e buscam entregar valores próprios. O difícil é saber quais são eles, pois há uma atenção particular no churrasco. Por isso, dizer que é essa é melhor do que aquela será contrariar uma lei de mercado, onde a venda de carnes mais saborosas é um bom parâmetro. Todavia, defendo que uma carne que cumpre os pré-requisitos de qualidade não dependerá de uma marca.

BeefPoint: Em sua opinião qual setor serve de referência para a pecuária no que diz respeito a marketing e por quê?

Vagner Giomo: Meu destaque é a bandeira Pão de Açúcar, por não ser intransigente no seu argumento e por deixar os temas “abertos”. Dessa forma não se defende algo, mas um comportamento, uma atitude.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Vagner Giomo: Eu admiro pessoas que incentivam e apoiam as iniciativas do mercado. Estamos cercados dessas pessoas.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Vagner Giomo: Expandir os projetos que temos, até torná-los programas robustos e conseguir influenciar o mercado. Todos somos capazes de fazer isso.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para aqueles que desejam criar e consolidar uma marca de carne em nosso país?

Vagner Giomo:  A mensagem que sempre utilizo desde que a li: “Não há diferenças entre o que se vende e aquilo em que se acredita” (Watts Wacker, futurologista).

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