Argentina libera US$ 97 milhões para pecuaristas
15 de fevereiro de 2006
UE aumenta restrições à carne brasileira
17 de fevereiro de 2006

A aplicação de giberelina reduz a dormência de sementes de braquiária humidícola

A braquiária humidícola (Brachiaria humidicola) é bastante utilizada para a implantação de pastagens em áreas úmidas e alagadas. Um dos principais fatores que limitam a utilização dessa espécie é a dificuldade de implantação devido à desuniformidade de maturação e dormência das sementes. A germinação desuniforme das sementes favorece o aparecimento de invasoras, prejudicando a formação do pasto.

Laura et al. (2005) conduziram um experimento para verificar o efeito da giberelina (GA “3”) sobre a germinação de sementes dos cultivares Comum e Tupi de braquiária humidícola. A giberelina é um hormônio que atua na germinação das sementes.

O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Corte, entre 3 e 24 de dezembro de 2004. As sementes utilizadas foram colhidas mecanicamente em janeiro de 2004 e armazenadas em câmara fria com 10% de umidade até o início do experimento.

As sementes dos cultivares Tupi e Comum de braquiária humidícola foram colocadas em papel-substrato (especial para germinação) umedecido com KNO3 e tratado com 0, 100, 200 ou 300 mg/L de GA “3”, dentro de caixas do tipo Gerbox. Em seguida, foram mantidas em germinador à temperatura alternada de 20 oC por 16 horas no escuro e 35 oC por 8 horas no claro (fotoperíodo de 8 horas). As avaliações de porcentagem de germinação foram feitas 7, 14 e 21 dias após a semeadura.

Laura et al. (2005) observaram que a germinação do cultivar Tupi foi superior àquela do cultivar Comum em todas as avaliações, independentemente do tratamento com giberelina (11,8% e 7,0%; 18,9% e 9,7%; 20,1% e 10,6% aos 7, 14 e 21 dias após a semeadura, respectivamente).

A aplicação de giberelina, por outro lado, aumentou a porcentagem de germinação das sementes de ambos cultivares indistintamente (Figura 1). As maiores porcentagens de germinação foram obtidas com a aplicação de cerca de 200mg/L de GA “3”.

Os autores concluíram que a adição de giberelina reduz a dormência e estimula a germinação das sementes de braquiária humidícola cvs. Tupi e Comum.


Figura 1. Porcentagem de germinação de sementes dos cultivares Comum e Tupi de braquiária humidícola tratadas com giberelina (GA “3”). Adaptado de Laura et al. (2005).

Comentário:

A dormência das sementes prejudica a formação do pasto e aumenta os riscos de degradação. O trabalho desenvolvido por Laura et al. (2005) mostra que o tratamento com giberelina é uma técnica promissora, pois aumenta a germinação em sementes de braquiária humidícola cvs. Tupi e Comum (o tratamento com 200mg/L de GA “3” praticamente triplicou a germinação das sementes).

É importante observar, no entanto, que os níveis máximos de porcentagem de germinação obtidos foram por volta de 20%. Este valor ainda é baixo quando contrastado com valores de germinação obtidos para outras culturas, inclusive algumas gramíneas forrageiras. Novos estudos, portanto, são necessários para aprimorar a qualidade deste produto.

0 Comments

  1. humberto negretti disse:

    Olá. Muito boa e oportuna a matéria que trata da utilização da geberelina para quebra de dormência da semente da Himidícola.

    Pretendo aumentar minhas pastagens, na região do pantanal, e pretendo plantar esta variedade. Solicito mais detalhes de como proceder para utilizar o homônio vegetal para quebrar a dormência das sementes e onde posso encontrá-lo.

    Muito Obrigado.

plugins premium WordPress