FAO afirma o papel crítico do gado como upcycler
18 de setembro de 2017
José Batista Sobrinho toma as primeiras medidas como presidente da JBS
19 de setembro de 2017

9 Sinais de que um funcionário é excepcionalmente produtivo

Muitas pessoas se mantêm ocupadas. Afinal, verificar itens de uma lista de tarefas a se fazer não é difícil.

O que é difícil é verificar as coisas certas da sua lista de tarefas, completar os projetos certos e ter a coisa certa feita. É aí que um funcionário passa de ocupado para produtivo – e no processo torna-se indispensável para o sucesso de uma organização.

Aqui estão algumas das coisas que as pessoas altamente produtivas fazem – e porque isso as torna tão valiosas:

  1. Elas sempre começam com objetivos.

O esforço sem um propósito genuíno é apenas esforço. As pessoas efetivas não sabem exatamente o que fazer – eles sabem o porquê. Elas têm um objetivo a longo prazo. Eles têm metas de curto prazo que apoiam seus objetivos de longo prazo.

Em resumo, elas têm um propósito – e esse propósito informa tudo o que elas fazem. É por isso que as pessoas notáveis parecem tão dedicadas, organizadas e consistentemente ocupadas. Elas não são escravas de uma rotina; simplesmente são levadas a atingir seus objetivos e rapidamente eliminam os obstáculos e deixam de lado distrações que estão em seu caminho.

As pessoas produtivas sempre estabelecem seus objetivos primeiro. Então, decida o que sucesso significa para você. (porque a sua definição de sucesso é e deve ser diferente de todas as outras.)

Você vai achar fácil manter-se focado e ser efetivo quando realmente se preocupar com o que você espera alcançar.

Mesmo assim, uma vez que estabelecem um objetivo, as pessoas produtivas não se concentram apenas nesse objetivo; em vez disso…

  1. Então elas criam sistemas.

Se você é um empreendedor, seu objetivo é construir um negócio bem sucedido. Seu sistema consiste em seus processos de vendas, marketing, atendimento, operações, etc.

Um objetivo é ótimo para planejar e mapear o sucesso; um sistema é ótimo para realmente fazer progressos em direção a esse objetivo.

As pessoas produtivas sabem que um objetivo pode fornecer orientação e até mesmo empurrá-las para a frente no curto prazo, mas, eventualmente, um sistema bem projetado sempre ganhará.

Todos têm metas; comprometer-se com um sistema faz toda a diferença para atingir esse objetivo.

  1. Elas acreditam em si mesmas.

Diligência não é fácil. O trabalho duro é difícil. Prosseguir quando os sucessos são poucos e distantes requer otimismo e autoconfiança.

É por isso que as pessoas ocupadas desistem rapidamente e as pessoas efetivas continuam.

As pessoas produtivas assumem o fato (e é um fato) de que a única maneira de chegar onde querem ir é tentar … e continuar tentando.

Elas sabem que, eventualmente, terão sucesso, porque…

  1. Acreditam que estão no controle de suas vidas.

Muitas pessoas acham que sorte – ou forças externas – têm muito a ver com sucesso ou fracasso. Se tiverem sucesso, a sorte os favoreceu; se falharem, a sorte estava contra eles.

A sorte certamente tem participação, mas as pessoas produtivas não esperam boa sorte ou se preocupam com a má sorte. Elas assumem que o sucesso está totalmente sob seu controle. Se tiverem sucesso, causaram isso; se falharem, também causaram isso.

As pessoas produtivas desperdiçam energia mental zero em preocupações com o que poderia acontecer com elas – colocam todos os seus esforços em fazer as coisas acontecerem.

Elas sabem que nunca podem controlar a sorte … mas sempre podem se controlar.

  1. E, no entanto, também abraçam o “aleatório”

Quando você está olhando fixamente apenas para sua tarefa, tudo o que você consegue ver é a tarefa. E isso significa que você sente falta de oportunidades para detectar algo novo, tentar algo diferente ou sair em uma tangente frutífera.

Pessoas ocupadas permanecem na tarefa. Assim como as pessoas produtivas, mas as pessoas produtivas também criam tempo e oportunidade para experimentar coisas novas, experimentar novos métodos e se beneficiar de acidentes felizes.

Eles nem sempre estão tentando reinventar a roda. Mas estão mais do que felizes em adotar a roda de outra pessoa que está funcionando perfeitamente.

  1. Elas encontram sucesso no sucesso dos outros

Grandes equipes ganham porque seus membros mais talentosos estão dispostos a se sacrificar para ajudar os outros a ter sucesso.

É por isso que as grandes empresas são formadas por funcionários que se ajudam, conhecem seus papéis, deixam seus objetivos pessoais e valorizam o sucesso da equipe acima de tudo.

De onde vem essa atitude?

Você.

Concentre-se apenas em si mesmo e, no final, estará sozinho. Para ser produtivo, encontre satisfação em ajudar outras pessoas a ter sucesso. No processo você terá sucesso, também – de várias maneiras.

  1. Elas deixam seus objetivos tornar suas decisões quase automáticas.

Tim Ferriss descreveu em um podcast como Herb Kelleher, CEO da Southwest Airlines, toma tantas decisões todos os dias. Kelleher aplica um sistema simples para cada problema: isso ajudará o Southwest a ser o fornecedor de baixo custo? Em caso afirmativo, a resposta é sim. Caso contrário, não.

Pessoas produtivas aplicam o mesmo sistema às decisões que tomam. “Isso me ajudará a alcançar meu objetivo? Caso contrário, não vou fazer isso”.

Se você sentir que está constantemente lutando para tomar decisões, dê um passo para trás. Pense sobre seus objetivos; seus objetivos irão ajudá-lo a tomar decisões.

É por isso que as pessoas produtivas são tão decisivas. A indecisão nasce de uma falta de propósito: quando você sabe o que realmente quer, a maioria de suas decisões pode – e deve – ser quase automática.

  1. Elas raramente são multitarefas

Muitas pesquisas dizem que a multitarefa não funciona. (Algumas pesquisas dizem que a multitarefa realmente faz você ficar estúpido.)

Talvez você não concorde.

Talvez você esteja errado. Tente fazer duas coisas ao mesmo tempo e você vai fazer as duas coisas de forma incompleta.

Pessoas produtivas se concentram em uma coisa por vez. Elas fazem uma coisa incrivelmente bem … e então eles seguem para o que quer que seja a próxima. E elas fazem isso incrivelmente bem.

  1. Elas geralmente pedem ajuda.

As pessoas ocupadas pedem ajuda para fazer algo. As pessoas produtivas pedem ajuda, não apenas porque precisam de ajuda, mas também porque, pedindo, mostram respeito pela outra pessoa e confiam em sua experiência, habilidade ou percepção.

O respeito mútuo é o fundamento de toda relação sólida – e a melhor maneira de criar o respeito mútuo é primeiro mostrar respeito.

Quer ser mais produtivo? Cerque-se de pessoas que confiam, motivam e inspiram você – e, por sua vez, são inspiradas por você.

Mesmo que você não alcance todos os seus objetivos, sua vida será muito mais rica.

Por Jeff Haden, para a Inc., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress